|Gestão| 5 passos para afastar o cliente

20 de out. de 2014

5 passos para afastar o cliente

Sempre encontro pessoas reclamando que são mal atendidas, que o vendedor não correspondeu às suas expectativas, ou até mesmo dizendo que "se não fosse o vendedor, compraria produto tal/ fecharia o serviço tal". Quem já viu esta situação? É comum em várias partes do país e em todos os tipos de empresas que lidam direto com o atendimento ao público. E hoje o atendimento é um dos pontos principais para o crescimento e o sucesso de qualquer empresa. Concordam?
 
5 passos para afastar o cliente

 Alguns hábitos devem ser revistos, hábitos estes que são muito comuns e praticados exaustivamente entre tantos ambientes empresariais. 

Para começar, quero lembrar que o treinamento e a capacitação da equipe de vendas são atitudes essenciais para donos de empresas (pequenas/ médias) que desejam crescer. Um dos pontos que podemos observar no dia a dia com o cliente: falar demais e de assuntos que não têm relevância para o cliente não é recomendável. Concordam?
5 passos para afastar o cliente


No varejo, por exemplo, é comum que determinados tipos de abordagem incomodem os consumidores. “O bom vendedor foca no longo prazo para ter um cliente, em vez de ter vários clientes que não são fieis”, afirma André Ortiz, especialista em vendas e diretor da Oficina do Sucesso. 

Então, o que fazer para que o cliente se afaste rapidamente do seu negócio? Em 5 passos você descobre!!! 


1. Para você, eu faço um preço especial.
O desconto não deve ser oferecido para convencer o cliente. É antigo, não cola há muitos anos. É mentira, ele acabou de te conhecer. E, para o cliente, fica a sensação de que você está sendo enganado.


2. Esse produto não é para você.
O vendedor não deve prejulgar se o cliente tem poder de compra ou não. Esse tipo de atitude não só afasta um potencial consumidor como revela a arrogância do vendedor. Não pode ter preconceito, pois um cliente insatisfeito fala mal para muitas pessoas. E uma palavra importante: Empatia. 
5 passos para afastar o cliente

3. Você tem certeza de que não quer levar? 
Saber escutar é uma das principais recomendações de especialistas em vendas. Além disso, fazer as perguntas corretas é outro desafio. É o vendedor que quer empurrar e não escuta o que o cliente quer comprar. Para o cliente, fica a impressão de que a outra parte só quer ganhar comissão. 


4. Ficou uma maravilha!
O fechamento de uma venda faz parte de um processo. “pessoas estão cada vez mais decididas a comprar, não é um elogio que vai fazer a diferença. Fingir ter intimidade demais também não é recomendável. O ideal é o vendedor se adaptar ao comportamento do consumidor. Nada de "querida", "amor" ou outras palavrinhas "fofas" para tentar conquistar, ok?
5 passos para afastar o cliente


5. Nós somos os melhores! 
O jargão pode atrapalhar a venda em vez de ajudar. Nessas ocasiões, a sinceridade pode recompensar o esforço do vendedor. Ele até pode indicar o produto do concorrente, pois o cliente pode ficar impressionado com a postura do vendedor e acabar comprando o produto similar ao que ele queria.
5 passos para afastar o cliente

Então, que tal começar a semana observando sua equipe e tirando estes hábitos que podem atrapalhar o seu crescimento empresarial?
E se a sua empresa precisa de treinamentos ou palestras, entre em contato conosco, temos pacotes especiais adaptados para todos os ramos empresariais (em Brasília).
Uma ótima semana de muito sucesso a todos nós!!!! 

Nosso instagram: Moda e Gestão

5 passos para afastar o cliente

Um comentário:

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL