Tipos brasileiros de consumo

16 de jul. de 2014

Você sabe quais são os quatro tipos brasileiros de consumo e lifestyle?
O "grupo de gostos" é um referencial para organizar os estilos de acordo com o que as pessoas vestem, o que leem, os lugares que frequentam, as músicas que ouvem, etc. Esses grupos são definidos pelo Seminário de Tendências (Tendere), que foi realizado em Maio. 

Popular Ensolarado – grupo formado pelas camadas mais populares dos países do hemisfério sul que misturam elementos globais com referências locais muito pungentes. Tem manifestações diferentes de acordo com cada região, mas são de forma geral exuberantes. São pessoas que não tem medo do excesso, que se assume e tem orgulho de ser como são. Agrupam-se aqui as “piriguetes” com toda sua sensualidade exacerbada, com as pernas de fora (mesmo que não sejam tão bonitas assim porque elas não têm vergonha de mostrar). Nesse grupo as mulheres não têm medo de estampas, nem de fazer mix de estampas. Gostam de muitos acessórios, de óculos grandes... Exemplo no meio musical: Banda Uó. Personalidades que pertencem ao grupo: Jennifer Lopez, Sabrina Sato e Gabi Amarantos.






Latino Urbano - são pessoas que vivenciam a realidade do universo. O uso de cor em seu look é pontual, como nos acessórios ou em alguns detalhes da roupa. Adora moda, porém é mais contido que o grupo citado anteriormente. É o morador de cidades como São Paulo. Gosta de mostrar que é sofisticado e acompanha a moda especialmente seguindo blogueiras do meio. É o tipo de mulher que se ousa no decote, cobre as pernas e, se deixa as pernas à mostra, cobre as demais partes do corpo. Personalidades que representa o grupo: Julia Petit e Camila Coutinho (do blog de moda Garotas Estúpidas).



Estilo Praiano - É o grupo que reflete o modo como o estrangeiro vê o brasileiro. É um life style que também pode aflorar em quem mora em cidades grandes e que não são necessariamente litorâneas. É extremamente casual, gosta de usar roupas confortáveis, “roupas de casa”. É o estilo mais forte no Brasil. São as pessoas que gostam de moda também e conseguem ser elegantes mesmo usando rasteirinha e vestidão. Gostam de californianas nos cabelos. O contato com a natureza é fundamental. Nas estampas gostam de folhagens, cores contrastantes, a cor verde (em excesso), estampa de fauna e flora e tudo que represente um lado intimista que mostre sua vivência com a natureza. Personalidade que representa o estilo: Gisele Bündchen.

Cidadão do mundo - São pessoas atentas a arte, música, dança, design, espetáculos. Fascinadas por tecnologia. Pagam caro em suas roupas. São antenados e elitizados. É um grupo pequeno que gosta também de viajar e de mostrar que é uma pessoa atualizada. Gostam de peças simétricas e monocromáticas. Pouca ou nenhuma estampa.

Dados fornecidos pela Tendere, autora Carla Barroso Marks.

Super bacana para inspirar lojistas e deixá-los mais próximos do seu público (para mim como blogueira, administradora e lojista, o post é perfeito!!!): como identificá-lo e o que gostam!!! Beijos, e siga-nos no instagram Moda e Gestão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL