Como ser um bom gestor?

12 de mai. de 2014


Existem diferenças entre ser um bom profissional, um bom chefe, um bom líder ou um bom gestor. Então, quando chega a hora de gerenciar uma equipe, o selecionado para o cargo deve ter cuidado para evitar problemas.

Paixão pelo que faz e capacidade de resiliência. Essas duas qualidades são essenciais porque motivam a equipe e ajudam a se adaptar às situações, vencendo as barreiras diárias.

Além disso, bons gestores também devem priorizar outras características. São elas:

1. Capacidade de mediar e resolver conflitos: o gestor deve saber ouvir e mediar os conflitos logos que eles surjam, mas sem tomar partido e buscar que as respostas para os conflitos ocorram naturalmente, trazendo ganhos para corporação. Também deve ter uma postura racional evitando reações que prejudiquem o clima. Discussões ríspidas e muito emocionais devem ser controladas.

2. Iniciativa e pró-atividade: em qualquer empresa, ter iniciativa e pró-atividade dará destaque, mostra que se é engajado e quer crescer. O gestor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação. Portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem.

3. Autoconfiança: o profissional que quer tomar a frente de uma equipe precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.

4. Capacidade de reter talentos: mais do que se esforçar para manter talentos na sua empresa, é imprescindível cativar e dar ambições e segurança para que eles queiram continuar no projeto e, principalmente, almejem crescer. Para isso, deve incentivar a aprender e estar perto do núcleo de decisões do negócio.

5. É importante delegar o operacional: um gestor tem como função gerenciar as ações. Assim, se este ficar se dedicando às questões operacionais, perderá tempo e principalmente não estará preparado para sua real função.

6. Conexões e criatividade: o gestor deve estar atento às inovações e mudanças do mundo. Saber aplicar essas inovações ao cotidiano da empresa e ao seu campo de atuação pode levar a um retorno imediato.

7. Controle: o gestor não pode esquecer que ele está no comando e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto, ele deve estar na frente e criar métodos que possibilite a visibilidade de todos os projetos em andamento.

8. Aprendizagem contínua: o bom profissional busca se capacitar. Sendo assim, é preciso verificar as características com fraquezas e buscar aprender e se desenvolver, para aprimorar o trabalho com o conhecimento adquirido. Texto: Zero Hora

E que nesta semana você possa alcançar a excelência na sua área de gestão! Bom dia!!!!

Siga nosso instagram: Moda e Gestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL