Mostra de curtas brinda cineastas da capital

Teatro Brasília Shopping abre as portas para a sétima arte com exibições gratuitas de trabalhos locais


Todas as quartas-feiras, a partir das 20h, o público de Brasília tem a oportunidade de entender a cidade pelo ângulo de artistas que vivem o cotidiano da capital. Sucesso de público, o projeto Mostra de Curtas exibe semanalmente trabalhos de cineastas cujas obras, fictícias ou reais, foram inspiradas e concretizadas no Planalto Central. O projeto tem a curadoria do dramaturgo Maurício Witczak.

Sobre o curador – O ator e dramaturgo Maurício Witczak é bacharel e licenciado em artes cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, da Fundação Brasileira de Teatro. Como dramaturgo, desde 1997 realiza montagens de textos teatrais. Como ator profissional, participou de diversos espetáculos cênicos e campanhas publicitárias na televisão. No campo da literatura, já foi finalista em diversos concursos de dramaturgia e recebeu muitos prêmios na categoria ”Poesia e Prosa”.

Confira a programação de novembro

Dia 06 de novembro 
Kinopatia, de Rafael Moura. Os fundamentos da própria realidade são postos à prova quando João, radicalmente abalado por um evento trágico, tem que retomar a vida e seguir em frente. (15 minutos)


- Infrator, de Gustavo Serrate e Rodrigo Huagha. Ao ser libertado da prisão, um homem tenta apreciar uma noite de liberdade em uma cidade hostil. (15 minutos)
- Palhaços tristes, de Rafael Lobo. Em uma noite escura e fria de uma sexta-feira, o jovem Felizardo encontra dificuldades em concluir sua jornada em um mundo de almas rumo ao desconhecido. (23 minutos)
- O balãozinho azul, de Fáuston da Silva. Inspirado na obra de Albert Lamorisse, em Le Ballon Rouge, 1956. Uma criança vive triste até o encontro com um balão azul se transformar em uma mágica amizade. (19 minutos)


Dia 13 de novembro
- Paixão traduzida, de Ig Uractan. Aborda o relacionamento entre Kamilla e um locutor de rádio, personagem de sua imaginação. (23 minutos)
- Lobo Guará, de Fáuston da Silva. As peculiaridades do cerrado e seu protetor, o Lobo Guará. (15 minutos).
- Sobre quando não se tem nada a dizer, de Cássio Pereira dos Santos. Durante suas andanças por Brasília, um vendedor de canetas encontra uma mulher misteriosa. (14 minutos).
- Relíquia, de Renata Diniz. Diariamente, um garotinho de sete anos pega o ônibus para escola ao lado de sua babá. Em uma manhã, encontra na parada de ônibus um passageiro diferente. (15 minutos)

Dia 20 de novembro
- Arma, Bola e Joe!, de Fáuston da Silva. O curta retrata a história de José e seu amigo Espaguete em busca de coisas simples e naturais de uma infância, mas que podem ser complexas em determinados contextos. (10 minutos)
- Fragmentos, de Antônio Balbino. O personagem “Z” vive em seu mundinho quando uma encomenda muda tudo. (19 minutos)
- Pedro, de Jonatam Lima. Os segredos e crimes em um ambiente eclesiástico. (15 minutos)
- A Roza, de Marieta Cazarré e Juliano Cazarré. Livre adaptação do conto No Manantial, de Simões Lopes Neto. Animação que conta a história de um amor que virou ódio por não ser correspondido. (11 minutos)


Dia 27 de novembro:
- Inespaço, de Flora Egécia. Aborda a ocupação, os espaços adaptados e a mobilidade urbana. Um filme sobre moradores de áreas comerciais, suas motivações e rotinas. (12 minutos)



- Refletindo a academia, de Marcelo Fonteles e Glauco Maciel. Um radialista elitista, cansado de seu trabalho, descobre grandes surpresas ao receber uma obra literária de um famoso político. (15 minutos)
- O Egresso, de Fáuston da Silva. Após cumprir sua pena na prisão, Gildo reencontra sua mulher e filha e juntos sonham com um recomeço. No entanto, mesmo fora da cadeia, Gildo sente que sua condenação continua. (20 minutos)
- Entre atos de fé, de Adelson Barreto. O documentário registra a construção do espetáculo da Via Sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina. (25 minutos)


Serviço:
Mostra de Curtas no Brasília Shopping
Data: de 6 a 27 de novembro
Horário: 20h
Entrada Franca
Local: Teatro Brasília Shopping
Classificação Indicativa: 14 anos

Mais informações para o público:
Brasília Shopping – (61) 2109-2122