Museu da Moda: Iluminismo

23 de out. de 2013

O iluminismo surgiu na França no século XVII e seus seguidores buscavam intensamente o saber e a liberdade de pensamento.
Hoje iremos mostrar um pouco da História da Moda feminina no Iluminismo, conforme o Museu da Moda (confiram as fotos da Idade Média e da Antiguidade nos posts anteriores!!).
Tinham preocupação com a razão, alegando que a partir dela é possível compreender os fenômenos naturais e sociais. As Igrejas eram sempre atacadas, pois de acordo com os filósofos iluministas, a religião faz com que as pessoas deixem de progredir, sempre buscando "Deus" para acreditar. Sendo assim, buscavam ter o pensamento cada vez mais racional e sem a fé em coisas divinas.

A inspiração deles era nas ciências naturais e defendiam a existência de verdades absolutas. O respeito à diversidade de ideias, direitos naturais e a justiça deveriam trazer resultados positivos para as pessoas. O lema era: igualdade, liberdade e fraternidade. Defendiam que as pessoas que fizessem uma sociedade justa e com direitos iguais, a felicidade seria alcançada por todos.

Os principais iluministas são Voltaire (não poupava a crítica, símbolo do movimento e sua principal obra foi "O Espírito das leis"), Rousseau (defendia a ideia de um estado democrático, fama de briguento e a sua principal obra foi "Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens"), Diderot e D'Alembert (esses últimos escreveram a primeira Enciclopédia).

Dariane Vale

E as roupas? Bem, a nova ordem pedia vestidos claros, feitos em sua maioria em algodão. Cinto e fitas logo abaixo do busto marcavam a silhueta. As mangas eram curtas e bufantes no verão e longas e estreitas nas regiões frias. Xales em drapeado grego envolviam as formas femininas. 
Vamos conferir?

Dariane Vale

Dariane Vale

Dariane Vale

Dariane Vale

Dariane Vale

Dariane Vale

Espero que gostem; todas as fotos foram feitas por mim com autorização do museu, que fica em Canela-RS.

Beijos, amores!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL