Planejamento Empresarial: Identificando Oportunidades

1 de jul. de 2013

“Quando a oportunidade bate à porta, algumas pessoas estão no quintal procurando o trevo de quatro folhas.” Roberto Duailibi.


Você já parou pra se perguntar quantas vezes gasta um bom tempo procurando algo sensacional, maravilhoso, inatingível ao invés de observar com atenção o que está a sua frente? O Planejamento é essencial para identificar formas de crescimento e o primeiro passo para fazer isso é observar as atividades, o tempo que você gasta para cada uma delas e as prioridades. Fazendo uma analogia com a citação do início, Planejar garante que você esteja preparado para estar em casa quando a oportunidade bater à sua porta, ouvir as batidas, convidá-la para entrar, causar uma boa impressão e garantir que ela retorne com outros amigos, que tal?

Segue uma lista dos principais pontos que você deve observar no seu negócio para que isso aconteça:

- Observe o seu público – Você conhece as especificidades do seu público? Sabe do que os seus clientes gostam, os lugares que frequentam, os sonhos que possuem, os desafios que enfrentam no dia-a-dia? Muitas soluções inovadoras nascem com base nos problemas e inquietações de um grupo de pessoas. Por isso, se você tem uma loja observe de longe de que forma seus clientes de movimentam, as expressões que fazem, o tempo que demoram para encontrar algo; se você tem uma empresa de TI, reserve um período para ir até um cliente e observar como ele trabalha com o software, como organiza sua rotina. Você pode se surpreender com o resultado.

- Observe a sua equipe – As pessoas que mais entendem de um negócio são os profissionais que atuam nele. Por isso, esteja atento às sugestões de sua equipe, às angústias, à forma como todos se relacionam com os clientes; sugiro também que você faça o seguinte exercício: entregue a todos os colaboradores uma lista com as seguintes perguntas:

Quais são os pontos fortes da nossa empresa?

Quais são os pontos de melhoria da nossa empresa?

Quais são as suas sugestões para melhorar a empresa?

Além disso, você pode desenvolver um programa para premiar boas ideias e práticas que colaborem para o crescimento da empresa. O que acha?

- Observe o que você oferece ao mercado – Você já parou pra pensar se está oferecendo o que o seu público está disposto a comprar? De zero a dez, que nota você acha que os clientes atribuem ao seu produto ou serviço? O que você pode fazer para aumentar essa nota? Faça uma análise criteriosa desses pontos e elenque junto com a sua equipe ideias para oferecer melhores soluções ao mercado. Feito isso, é hora de eleger as melhores ideias e estruturar Planos de Ação.

- Observe os seus hábitos e exercite novas atitudes – Todos nós temos a tendência a agir sempre da mesma forma, de acordo com o que rege o nosso perfil; com isso, instauram-se hábitos e muitas vezes não convivemos com a possibilidade de agir de outra forma. Albert Einstein tem uma frase que diz: “Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Pergunte a você mesmo a cada dia: o que eu posso fazer de diferente? Com que pessoas novas eu posso me relacionar para criar novas oportunidades? Como eu posso ser melhor?

Finalizo o texto com uma última reflexão: o que você tem feito para que as oportunidades apareçam? Muitas pessoas insistem em procurar o trevo de quatro folhas do início do artigo, não percebem a oportunidade batendo na porta, e o pior de tudo é o seguinte: elas nem sequer cultivam um jardim no quintal! Pense nisso!

Escrito por Tainah Veras, Gerente de Marketing do Great Group, empresa de Planejamento e Gestão www.greatgroup.com.br

Já nos segue no instagram?
Abraços e um ótimo mês a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL