Cuide do que acontece na sua empresa

22 de mar. de 2013

A comunicação interna é o ponto de partida para o alinhamento do discurso de qualquer empresa e também para que a comunicação externa tenha mais eficácia. Ter uma equipe de trabalho atuando em sintonia com os objetivos e metas da empresa é o desejo de todo empreendedor que espera ver suas mensagens ecoarem com coerência entre os valores, a visão e a missão da própria empresa.
Para que seja eficaz, o sistema de comunicação deve ser simples (não simplista), estruturado, dinâmico e capaz de disseminar o fluxo de informações que a empresa tenha interesse em compartilhar e que o colaborador precisa saber. Isso exige do empreendedor cuidados de avaliação prévia de conteúdo, identificação de fontes e sistematização do processo. Sim! Comunicação dá trabalho e precisa de planejamento. Não adianta "sair fazendo". 
Já se sabe que, quando as empresas não formalizam seu processo de comunicação interna, ficam reféns dos impactos negativos que uma rede de comunicação informal - a rádio-peão ou corredor, você conhece?!? - pode provocar na cultura organizacional. Fruto do próprio relacionamento entre as pessoas, a "rádio-peão" acaba desagregando equipes e até mesmo comprometendo a obtenção dos resultados esperados. 

Por isso, é preciso estimular um ambiente de confiança e aprendizado entre as pessoas, esclarecer os objetivos e até criar manuais de procedimento de cada tarefa ou processo. Afinal, as informações que circulam nas empresas só têm valor quando se transformam em conhecimento compartilhado por todos, criando um ciclo virtuoso de valor que permita redesenhar modelos e quando necessária, uma tomada rápida de decisão. 
As inovações tecnológicas, as novas relações com os consumidores, a abertura de mercado, exigem um olhar voltado para dentro, que destaque os diferenciais competitivos próprios de cada empresa. Você certamente tem os seus!
Abra os olhos, os ouvidos e faça da comunicação uma aliada à sua estratégia de negócios. 


(Texto publicado na Revista Ponto A - Jornal MogiNews)

Uma ótima sexta-feira a todos, e, que tal, programar sua rotina na empresa para a próxima semana?? Afinal, organização do TEMPO é essencial para o SUCESSO!!!!!
Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL