Dica de Coach: Talento


O talento é um padrão que se manifesta sempre de forma natural. Pode ser um pensamento ou um sentimento que se não for tolhido, se transforma em um comportamento que se repete no seu dia-a-dia, sem que você precise gastar muita energia com ele.
Para reconhecê-lo lembre que talento não se ensina e nem se transmite. Ele está nas coisas que trazem satisfação interna, e que você as faz bem feitas por mais simples que elas sejam.

Pergunta: Se você não tivesse que se preocupar com o lado financeiro da sua vida, o que iria fazer no sentido de produzir, realizar, criar, trabalhar ou gerar algo?

Na resposta a essa pergunta costumamos encontrar o talento de alguém. Por exemplo, imaginemos que você tem o talento especial para instruir pessoas, ou para liderar, pesquisar, vender ou ainda para o drible na “pelada” com os amigos, etc. Reflita agora e se ainda não sabe, aproveite o momento, descubra o seu talento.

E se juntarmos a esse talento que você descobriu, uma boa dose de conhecimento a respeito do assunto, com cursos e conforme o caso incluindo até MBA e especializações? Certamente vai ser um grande prazer estudar a respeito, se preparar e o aprendizado vai ocorrer de forma maciça.

Pois bem, agora adicionamos aquela parte da competência que é chamada de habilidade e é ligada à capacidade aprendida de desenvolver as etapas de uma atividade. Ela é adquirida com experiência ou bastante treinamento.

Tudo isso com base nos seus valores, que é fonte de comprometimento, e do que é realmente importante para você.
Caso não dê para usar o talento de forma direta no trabalho, voce poderá fazê-lo de forma indireta.
Se o seu talento é o drible do futebol, use-o para aprimorar as negociações, vender ideias, antecipar problemas. Se o seu talento é fazer amigos, que tal usá-lo para escutar mais as pessoas, levar compreensão e parceria? Se é instruir pessoas, você pode colaborar das diversas formas que a sua criatividade puder descobrir. Vamos lá, não enterre o seu talento, mas descubra uma maneira de fazê-lo produzir a cem por cento no seu trabalho.

O resultado será atitude com paixão, um entusiasmo saboreado em cada etapa do processo, projeto ou das atividades da sua função. Essas são as pessoas que fazem a diferença porque sempre buscam a excelência com satisfação, mesmo se acontecer do meio em que estão ainda não as valorizar como elas gostariam. Na realidade isso fica em segundo plano para elas e das duas uma, ou conquistam o seu espaço ou acabam mudando de ambiente, para melhor.

Agora voltemos às ocupações cotidianas. Como seria você realizando o seu trabalho com o foco naquilo que realmente conta? Naquilo que faz sentido para você? Lembre, se o talento é aplicado dessa forma no trabalho, a recompensa vai muito além do que se espera e do que se imagina.


Grande abraço!

Vera Venâncio é diretora do Essencial Coaching
Participe dos Sorteios do blog: