Por que um hotel deve investir em marketing?


Por que marcas como Chanel investem em suas vitrines?

(imagens: blog.iceportal.com)
Muitos hoteleiros se deparam com a mesma pergunta: Por que marketing hoteleiro é tão importante? Muitas vezes, não observam a diferença entre marketing e vendas e acabam misturando os dois departamentos.
Vale demonstrar as responsabilidades pertinentes ao departamento de marketing em um hotel e por que é tão importante investir nessa área.
- O departamento de marketing é responsável por: cuidar da imagem do hotel, comunicar e divulgar a marca. Isso inclui: relações públicas, ações promocionais (pacotes especiais para baixa temporada e feriados), marketing institucional (flyers, gerenciamento de imagens, textos, website, comunicação de recursos humanos, videos etc)
- O departamento de marketing também é responsável por cuidar do relacionamento com o cliente, por meio do e-mail marketing, do CRM e de interações via mídias sociais.
- Marketing não promove vendas diretas. O departamento comercial é responsável por esta tarefa. O marketing dá suporte a este departamento por meio do aumento do awareness(consciência) da marca e realizando a criação e a promoção de produtos para o hotel.
"Venda é um marketing, mas o marketing não é venda"
- Em alguns hotéis, o marketing é responsável também por apontar os canais de vendas. Nesses casos, é necessário que se faça uma análise junto ao departamento comercial.
E por que é tão importante para o hoteleiro investir no departamento de marketing?
- Para estabelecer credibilidade. A verdade é: até o momento do check-in, o hóspede não tem uma noção exata do que está comprando. A melhor maneira de minimizar este aspecto é ter uma estratégia de marketing forte.
- Porque é essencial investir em conteúdo de qualidade sobre o seu hotel. Conteúdo este que será utilizado em todos os materiais e canais. Estabelecer o máximo de comunicação possível com os hóspedes vai aumentar o awareness em torno de sua marca e dar mais segurança ao seu cliente na hora de efetuar a reserva, gerando mais vendas.
- Porque é crucial ter materiais visuais atualizados, com imagens de todas as áreas de seu hotel – como por exemplo o lobby, restaurante, piscina, exterior etc. A qualidade deste material determinará a qualidade de suas vendas. A evolução da fotografia pode ser comparada à evolução da TV. Pense nisso: cinco anos atrás não tínhamos HD TV, agora temos e a imagem é bem melhor! Com fotos acontece o mesmo! Quando foi a última vez que seu material visual foi atualizado? Cinco anos atrás??!
- Porque você precisa se comunicar! Fazer marketing do seu produto é tão importante quanto ter um produto. Existem empresas especializadas em distribuição de conteúdo visual para OTA’s (Agências de Viagem On-line), sites de busca e mídias sociais. Seu gerente de marketing saberá como tirar vantagem dessas verdadeiras máquinas de fazer dinheiro.
- Porque o seu departamento de marketing toma conta de sua vitrine. Seja num flyer, numa campanha de e-mail marketing ou em seu website. O marketing gerencia tudo sobre o seu hotel em todos os canais em que o mesmo está sendo exposto.
- Porque apenas com uma estratégia de marketing eficiente você verá resultado em seus investimentos, sejam em campanhas digitais, mídias sociais, ou anúncios em revistas.
* Patrícia Torres é graduada em Hotelaria pela Ecole d’Hotellerie de Lausanne e pós-graduada em Marketing pelo IBMEC. Atualmente é gerente de Marketing do ICE Portal.

Photobucket