Identifique os sinais da sua pele


Cuidar da pele não é só uma questão de vaidade. A pele é o maior termômetro de como anda nossa saúde. Por isso, algumas alterações precisam de tratamentos simultâneos para que ela volte a ter um aspecto saudável.
Em alguns casos, o problema de pele está associado à má alimentação. Isso é mais comum para quem faz dietas radicais sem acompanhamento médico ou já passou por cirurgia bariátrica.
A queda de cabelo está relacionada à má absorção da ferritina. Por isso, não adianta usar xampu antiqueda, o mais usual é a prescrição de suplementação alimentar. Mas a queda pode estar também associada à herança genética, estresse ou excesso de química ou ainda pode indicar alteração na tireoide.
A única forma de chegar ao diagnóstico correto é através de consulta e exames médicos, até para o encaminhamento do tratamento adequado.
Veja abaixo alguns sinais na pele que podem estar relacionados a problemas de saúde. A dermatologia tem tratamentos coadjuvantes que melhoram a aparência da pele para todas as alterações, com exceção da pele amarelada e das manchas vermelhas causadas por queda de plaquetas no sangue. Independente do sinal, é recomendável consultar um especialista para evitar o agravamento das doenças. Confira a lista:
:: Pele ressecada — alterações na tireoide, diabetes
:: Pele oleosa com acne — alterações hormonais, ovário policístico
:: Queda de cabelo — alterações na tireoide
:: Manchas vermelhas na perna — queda de plaquetas no sangue
:: Manchas brancas — pitiríase vesicular
:: Olheiras permanentes — doença celíaca, no fígado ou diabetes
:: Pele amarelada — icterícia, hepatite, cálculo biliar
:: Pintas escuras com borda irregular — câncer de pele. Fonte com adaptações: Zero Hora
E lembre-se: nunca é tarde para começar a se cuidar, a ter uma vida saudável! Ótima semana a todos!
Curta o blog no facebook! Informações e atualidades sempre!