Todo mundo sabe o que estará na moda na próxima estação, os sapatos, as roupas, a cor da maquiagem e até a cor dos cabelos. Mas de onde vem tanta informação? Quem decide o que é fashion e o que se tornará tendência?
Diante destas perguntas, encontrei uma reportagem muito boa, da Talytha Govale do blog Parafraseando Moda.
1- Geralmente as pessoas tem a ideia de que as tendências de moda surgem apenas nas passarelas e nos catálogos, mas não é bem assim não é?
Não, quando aparecem nas passarelas, vitrines e capas de revista já deixaram de ser tendência, são moda de fato.
2- Como nasce uma tendência?
De um modo geral, a tendência nasce dos desejos e do comportamento do jovem consumidor, aquele que de alguma forma se sobressai ao grupo em que vive. Faz boas escolhas de estilo, customiza peças e antecipa atitudes.
3- Como os cool hunting (caçadores de tendências) chegam até as tendências? Onde e como eles pesquisam?
Com um olhar muito apurado e analítico eles se infiltram – com discrição, nas diversas tribos de jovens que habitam o mundo. E observam atentamente o estilo – peças potenciais; como esses jovens se comportam e se expressam, inclusive artisticamente.
4- Tem peças que compõem o look de algum personagem da Tv e de repente ganha as vitrines das lojas e as ruas, como se explica isso?
Uma vez que todas essas tendências foram captadas, elas são transformadas em peças, e com a imposição da mídia, em objetos de desejo. O público se inspira nas atitudes desses personagens e acaba imitando.
5- O que me fascina na moda é que as tendências vem e vão, elas sempre se renovam?
Sim, na moda hoje não há muito o que se inventar, as novidades são as releituras do que já aconteceu.
6- Qualquer pessoa pode sacar o que será tendência?
A pessoa precisa ter um mínimo de conhecimento histórico e antropológico, muito feeling visual aguçado e a sacada de estar pesquisando nos locais certos.
7- Não sei é minha visão apenas, mas ultimamente a moda está mais abrangente e abraça os mais variados estilos. Como ficar por dentro de todas essas tendências?
Sim! E é aí que mora o perigo, a democratização da moda permite quase tudo, e quem não tem bom senso acaba escorregando… E o bacana é aliar as tendências ao estilo próprio e não seguir fielmente a todas elas.
8- Há pessoas que querem viver sempre na moda e acabam ficando escravas das tendências? Por que isso acontece?
Porque falta o bom senso que falei na questão anterior e provavelmente a pessoa não tem uma boa percepção do próprio estilo.
9- Dá para ter estilo sem se tornar refém das tendências?
É o ideal, o sonho de consumo fashionista! E é super possível!
Talytha Govale
Amiga, adorei o post!! Sensacional viu?
ResponderExcluirBeijocas
Oi Thalyta!
ResponderExcluirAdorei seu post viu!
bjs
Liz
descedoponei.blogspot.com