Qual o posicionamento do profissional de Marketing em 2012?

Em tempos de mudanças contínuas e velozes o profissional de marketing precisa ser 360º.

O que isso significa? - Significa que aquele profissional especialista deve se tornar cada dia mais holístico, ou seja, conhecer de tudo e ter a capacidade de filtrar as informações que recebe diariamente aplicando-as corretamente no negócio que conduz.
A inovação só é possível quando sua experiência é multifacetada. Hoje a melhor especialização é a generalização.
Marcos Cobra, grande mestre do marketing, diz que o profissional contemporâneo deve ser tribalista, conhecer várias culturas e grupos.
Diante dessas recomendações fica claro que o perfil do profissional contemporâneo de marketing deve ser o de um profundo conhecedor do mercado e todas suas variáveis: o negócio em si, a comunicação, as pessoas, os costumes, sentimentos sociais e outras UMPC's (um monte de pequenas coisas).
Outro fator que o profissional de marketing deve estar atento é a congruência entre o lado técnico e pessoal. Hoje em qualquer relação, não somente a de marketing, não basta ser um profundo conhecedor técnico do negócio, é necessário entender que os negócios são regidos por pessoa e você deve se comportar como tal, considerando os sentimentos, espiritualidade e emoções. Philip Kotler em seu livro Marketing 3.0 afirma que as empresas devem (e precisam) cultivar a espiritualidade nas marcas.
Concluindo, o profissional de marketing precisa ser cada vez mais gente (mais humano), mais psicólogo, sociólogo e amigo, falar uma linguagem adequada a cada stakehoder e de maneira única.
Por Fernando Coelho