Os 5 caminhos para aumentar os lucros da sua empresa

7 de jan. de 2012

Diariamente nos deparamos com donos de empresas de todos os portes que afirmam não ter encontrado ainda um meio de incrementar os seus lucros de modo substancial. Essa tarefa não é fácil, mas também está longe de ser complexa. Marketing de resultado é um jogo de números e, se executado mediante a escolha das estratégicas corretas para cada tipo de negócio e com disciplina, irá conduzir invariavelmente ao incremento dos lucros. Vejamos a seguir, de forma simples e convincente, a “fórmula dos 5 caminhos para lucros massivos”.
Supomos que a sua empresa já possui uma estrutura básica e necessária para funcionar, você encontrou a sua característica única de mercado (diferencial competitivo) e já conseguiu formar uma máquina de marketing e vendas.
O bastidor dos 5 caminhos é a fórmula em que se pode construir todos os negócios, independente do seu porte. Mediante um conjunto de estratégias de marketing e vendas será possível gerar maior fluxo efetivo. Mas é importante começar medindo todas as mudanças ao longo de uma base do tempo – isso se você não possuir controles e estatísticas de suas ações mercadológicas e internas.
A maioria dos proprietários ou gestores de negócios trabalha equivocadamente as conseqüências ou resultados, como número de clientes e vendas. Precisamos, na verdade, trabalhar metodicamente as causas, que são as áreas que transformam o negócio gerando maiores lucros.
Obter mais Prospectos (compradores potenciais) e melhorar a Taxa de Conversão (percentual de prospectos que acabam comprando) é o que se deve fazer para alcançar mais clientes.
Número de Transações é outra das 5 variáveis do bastidor. Todos nós sonhamos com o modelo de negócio onde o cliente satisfeito retorna ao longo do mês ou de um ano para repetir a compra ou adquirir um novo produto ou serviço. A Média por Venda é possivelmente o caminho mais fácil de conhecer. São as vendas totais dividido pelo número de vendas a um mesmo cliente.
Portanto,
No. de Clientes x No. de Transações x Valor Médio por Venda = VENDAS.
É o mesmo que dizer que venda é uma conseqüência de 3 variáveis que podemos trabalhar para alterar positivamente o resultado.
Se incluirmos uma variável de ordem administrativa e financeira (Margem), teremos então os 5 caminhos para resultados surpreendentes. Assim, iremos compor a seguinte fórmula:
NO. DE PROSPECTOS x TAXA DE CONVERSÃO = No. Clientes x NO. TRANSAÇÕES x MÉDIA POR VENDA = Faturamento x MARGEM = LUCRO
Agora temos as 5 variáveis ou caminhos devidamente ordenados, onde podemos atuar de forma contínua para aumentar os resultados, independente do tipo de negócio.
Faça o seu plano de negócio e as ações táticas em cima dos 5 Caminhos. Crie de 3 a 5 estratégias para incrementar o No. de Prospectos, Taxa de Conversão, No. de Transações e Média de Vendas; revise seus custos e planeje ações para aumentar a Margem da sua operação. Reavalie tudo isso a cada mês, faça correções e repita todas as estratégias que trouxerem bons resultados.
Torne o exercício dessa fórmula uma rotina na sua empresa. Esse jogo de números o levará invariavelmente ao incremento dos seus lucros. Ele tem auxiliado milhares de donos de negócios em todo o mundo a alcançar suas metas e realizar seus sonhos!

Um comentário:

  1. Adorei o blog, achei lindo e já estou seguindo. Bjks :)
    http://conspiracaofashion.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL