Carreira: pontos que limitam seu crescimento profissional

27 de jan. de 2012

Ao longo da carreira, diversos elementos devem ser considerados para que o profissional tenha mais chances de ser bem-sucedido. Nessa trajetória, porém, há alguns pontos que simplesmente limitam o sucesso profissional. Você sabe quais são eles?

Confira a lista com os pontos que podem impedir seu crescimento profissional.
1. Falta de autoconhecimento - Para o profissional ter mais chances de ser bem-sucedido, ele precisa se certificar de que suas competências comportamentais estão de acordo com as habilidades exigidas para trabalhar em determinado ramo.
Existem dois tipos de competências: as técnicas e as comportamentais. As do primeiro tipo são aquelas que podem ser desenvolvidas em cursos, por exemplo. Já as comportamentais estão mais ligadas aos talentos das pessoas. Na prática, se o profissional pensa em trabalhar na área de comunicação, ele tem de ter interesse e facilidade para se relacionar com as pessoas, ou seja, ter essa competência comportamental. Sem o autoconhecimento, não é possível identificar suas competências. 
2. Não identificar seus talentos - antes de escolher uma profissão, alguns estudantes costumam testes vocacionais, que indicam se eles têm jeito para ser advogado, engenheiro ou administrador, por exemplo. A questão é que qualquer pessoa pode se adequar a qualquer profissão, pois todas as áreas possuem um leque muito grande de atuação.
Por exemplo, é possível estudar Medicina sem necessariamente ter de trabalhar em hospital; você pode ser um professor ou mesmo um pesquisador. Quem cursa Administração de Empresas pode seguir uma carreira na área financeira, de recursos humanos, marketing e vendas, entre outras.
Não adianta nadar contra a corrente.
3. Sem planejamento pessoal - é preciso saber aonde se quer chegar, mesmo que você tenha de realizar alguns ajustes ao longo da carreira. É melhor definir um objetivo, mesmo que tenha que ajustá-lo algumas vezes, do que nem saber o que você quer..
O planejamento pessoal serve para mostrar se você está indo bem, já que é possível traçar um horizonte e fazer comparações. Quando uma pessoa lhe pergunta como foi seu dia e você responde que foi produtivo, é preciso saber produtivo em relação a quê. Com a carreira é a mesma coisa, ou seja, ela está indo bem em relação ao planejamento que você fez?
A maioria das pessoas erra ao separar as diversas esferas da vida. Não se deve pensar em vida profissional, espiritual, familiar e qualidade de vida como elementos separados. Quando você sai de casa para ir ao trabalho, você não deixa a família, e quando você chega em casa depois do trabalho, você também não deixa sua profissão de lado. Um bom planejamento pessoal contempla tudo.
4. Competência técnica - para crescer profissionalmente, você precisa assumir cargos cada vez mais estratégicos e, para isso, é preciso desenvolver as competências técnicas, por meio de cursos, de especializações, graduações, pós-graduações, enfim, o que for necessário para assumir o cargo seguinte.
Um dos grandes fatores que limitam o crescimento profissional é justamente não estar pronto para o cargo seguinte. É preciso analisar o que a posição exige, seja em termos de escolaridade, experiência ou línguas. Se você não responder aos requisitos mínimos para subir de cargo, você dificilmente vai crescer profissionalmente.
Na prática, se você é um analista e o próximo cargo é coordenador, não adianta ser apenas um bom analista; você precisa ver o que o mercado está exigindo para que você se torne um coordenador e se preparar para isso.
5. Errar ao definir o sucesso - a pergunta é simples: “o que é sucesso para você?”. Muitas pessoas erram ao tentar definir o que o sucesso representa para elas, já que na maioria das vezes acreditam que sucesso está relacionado com fama e dinheiro. Sucesso é estar, a cada instante que você vive, mais próximo do que você queria ser e ter.
6. Não desenvolver as competências comportamentais - A inteligência emocional, que pode e deve ser trabalhada e desenvolvida ao longo da trajetória profissional, pode limitar o crescimento dos indivíduos.
É preciso desenvolver uma visão estratégica, saber lidar com pessoas, administrar conflitos, trabalhar sob pressão. Esses pontos vão ser importantes para profissionais de qualquer área. Ter uma visão mais sistêmica, mais estratégica, vai ajudá-lo no crescimento.
7. Fraca rede de contatos - o profissional deve estar sempre preocupado com sua rede contatos, o famoso networking. Essa rede pode promover muito o crescimento, principalmente ao oferecer oportunidades.

Fonte: Administradores.com
Vem curtir a página do blog:
Photobucket

4 comentários:

  1. Oi Dari!
    Adoro esses posts seus..
    Preciso melhorar cada dia mais o fator da inteligencia emocional..acho q essa é a chave, além do conhecimento técnico claro.
    bjs
    Liz

    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dariane te vi lá no dicas de blogueiras e vim te conhecer adorei seu blog ,muito bom o tema abordado,já estou te seguindo ,dá uma passadinha lá no meu cantinho se puder me retribuir será muito bem vinda,tenha um final de semana maravilhoso,bjus
    http;//blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Te vi no facebook e vim conhecer o seu blog. Adorei!!

    Sucesso e sorte!!

    http://sublimeperfumes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei o post!!

    http://sublimeperfumes.blogspot.com/

    Beijos e sucesso!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL