Artesanato e Férias...

Já que estamos próximo ao Natal, Ano Novo, férias, que tal falarmos de artesanato e férias? Parece uma boa união!
Fortaleza (Ceará) é um excelente local para comprar artesanato. Em muitos locais, o artesanato é um meio de vida para muitas famílias, que passam de geração a geração. Famílias inteiras vivem do que ganham do artesanato.
Artesãos talentosos produzem diversos técnicas e tipos de artesanato:  madeira, cerâmica, areia, tecidos, rendas, etc..
São de alta qualidade e vendem a preços baixos em relação às outras regiões do país.
Lá, é comum encontrarmos feirinhas de artesanato, mercados e eventos.
Movimenta toda a cidade com a renda que recolhe dos turistas nesta época do ano. Além das lindas paisagens que só Fortaleza oferece!
Um dos mais belos trabalhos artesanais do Nordeste é a renda de labirinto, tradicional no Ceará. De origem árabe, a técnica foi trazida ao Brasil pelos portugueses. A confecção exige paciência: o tecido - linho ou cambraia - é esticado em uma grade e a rendeira o desfaz em alguns trechos, criando tramas geométricas que podem levar meses para bordar toalhas de mesa, colchas, porta-copos, blusas e vestidos. 

As peças são encontradas no Centro de Turismo, um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e que funcionou como casa de detenção de 1850 a 1866. Da época, guarda a arquitetura colonial, os imensos portões de ferro trabalhados e as celas, que abrigam lojas. Aproveite para comprar também cachaça, castanha de caju e o famoso artesanato de areia colorida dentro de garrafinhas. 

O Mercado Central, o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart) e a feirinha noturna da Praia de Meireles são boas opções para adquirir peças em argila, palha, couro, pintura e madeira, além de redes de dormir e roupas de praia.


Se você for de férias a Fortaleza não deixe de visitar os locais citados!
Muito menos as belas praias que temos por lá!!
Beijos e ótimas férias e ótimo verão!!

Fonte: Arteblog (adaptado)