Artesanato e Férias...

22 de dez. de 2011

Já que estamos próximo ao Natal, Ano Novo, férias, que tal falarmos de artesanato e férias? Parece uma boa união!
Fortaleza (Ceará) é um excelente local para comprar artesanato. Em muitos locais, o artesanato é um meio de vida para muitas famílias, que passam de geração a geração. Famílias inteiras vivem do que ganham do artesanato.
Artesãos talentosos produzem diversos técnicas e tipos de artesanato:  madeira, cerâmica, areia, tecidos, rendas, etc..
São de alta qualidade e vendem a preços baixos em relação às outras regiões do país.
Lá, é comum encontrarmos feirinhas de artesanato, mercados e eventos.
Movimenta toda a cidade com a renda que recolhe dos turistas nesta época do ano. Além das lindas paisagens que só Fortaleza oferece!
Um dos mais belos trabalhos artesanais do Nordeste é a renda de labirinto, tradicional no Ceará. De origem árabe, a técnica foi trazida ao Brasil pelos portugueses. A confecção exige paciência: o tecido - linho ou cambraia - é esticado em uma grade e a rendeira o desfaz em alguns trechos, criando tramas geométricas que podem levar meses para bordar toalhas de mesa, colchas, porta-copos, blusas e vestidos. 

As peças são encontradas no Centro de Turismo, um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e que funcionou como casa de detenção de 1850 a 1866. Da época, guarda a arquitetura colonial, os imensos portões de ferro trabalhados e as celas, que abrigam lojas. Aproveite para comprar também cachaça, castanha de caju e o famoso artesanato de areia colorida dentro de garrafinhas. 

O Mercado Central, o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart) e a feirinha noturna da Praia de Meireles são boas opções para adquirir peças em argila, palha, couro, pintura e madeira, além de redes de dormir e roupas de praia.


Se você for de férias a Fortaleza não deixe de visitar os locais citados!
Muito menos as belas praias que temos por lá!!
Beijos e ótimas férias e ótimo verão!!

Fonte: Arteblog (adaptado)

3 comentários:

  1. Menina, que saudade me bate quando falam de Fortaleza! Tive o prazer de ir esse ano lá (pena que foi meio a trabalho...), mas o pouco que deu pra passear pela cidade, me encantei totalmente!

    Tava sozinha na cidade, mas fiz amizade com uma das meninas da fábrica que visitei (Vicunha Têxtil) e ela me levou pra conhecer alguns lugares, inclusive a feirinha noturna da praia de Meireles. Pensa na felicidade da pessoa aqui? Torrei meu cartão de crédito! hahaha

    Trouxe presente pra todo mundo, trouxe muitas comidinhas típicas, artesanatos, chapéu de praia, roupas com renda... Fico ansiosa só de pensar em voltar lá de novo! :)

    Na próxima vez, vou usar suas dicas! rs.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. acho lindo esses bordados,gostaria que colocasem o material pra fazer e como se faz ,dicas e fotos,sou do rio grande do sul e gostaria de saber mais obrigada e parabens pela cidade e trabalhos manuais são maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os trabalhos manuais são dons divinos!
      Quando for à Fortaleza, não deixe de visitar o Mercado Central, lá você encontrará as mais variadas peças artesanais!!
      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL