Como você lida com o Dinheiro?

11 de out. de 2011


Cada pessoa tem um jeito e uma maneira de lidar com seus investimentos. O que muita gente não sabe é que o comportamento de cada um de nós diz muito sobre como devemos agir com o nosso dinheiro. Quem revela é Rubens Gurevich, da Your Life, empresa detentora de uma ferramenta de e-coaching de gestão de finanças. Para ele, existem quatro modalidades básicas para classificar como você se comporta com as finanças.

“Todos nós temos uma essência comportamental, um estilo próprio, aquele jeito em que nos sentimos mais à vontade, com maior conforto. Alguns mais previsíveis, outros mais perfeccionistas, uns até autoritários ou ainda persuasivos”, explicou Rubens. 

Veja em qual grupo você se encaixa e o que é recomendado:

Dominância - pessoas de comportamento mais competitivo, autoritário, objetivo, direto e assertivo. Tendem a ser muito arrojadas com seus investimentos, já que uma de suas características é ter foco em resultado. É recomendado que você tome a decisão de investimento somente depois de análise bastante criteriosa, pois a impetuosidade é marca registrada nesse tipo de estilo comportamental. 


Influência – pessoas com perfil persuasivo, amistoso, verbal, comunicativo e emocional. Tendem a valorizar muito a opinião dos outros, importam-se com o que pensam sobre elas. “Ficar bem na foto” é a marca registrada desse estilo comportamental. Gastos supérfluos são comuns para pessoas de alta influência, pois necessitam constantemente agradar a si e aos outros. É recomendado antes de comprar pensar se realmente o gasto valerá a pena. Saia da loja e ande por cinco minutos. Se realmente você se convencer que é o correto, volte e finalize a compra.


Estabilidade – pessoas que adotam uma postura mais previsível, bom ouvinte, deliberado, organizado, persistente, amigável e gentil. Tendem a ser muito previsíveis e por vezes pouco flexíveis. Seu foco de atuação é na organização e nas rotinas. Lidar com mudanças pode ser desconfortável. Você pode ser indeciso quanto ao dinheiro. É recomendado que pesquise novas alternativas de investimento, aumente suas opções e faça diferente.


Conformidade – pessoas que na maioria das vezes são detalhistas, lógicas, perfeccionistas e focadas em regras e procedimentos. Tendem a ser muito regradas, focadas nas normas e nos detalhes. Seu foco de atuação é no planejamento. A pessoa tem o perfil de gerenciar bem os seus recursos. Você pode ter grande aversão ao risco, mas saiba que rebeldia controlada pode ajudá-la na conquista da sua independência financeira.
Fonte: Bolsa de Mulher

Um comentário:

  1. :(
    Acho q eu me encaixo no estilo compulsiva descontrolada com os gastos e 0 de investimentos...
    bjus
    Liz

    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL