Como se vestir adequadamente no mundo dos negócios?

5 de ago. de 2011


Já ficou em dúvida sobre o que vestir para um almoço de negócios ou um happy hour com clientes? Uma pesquisa feita pela consultoria americana Harris Interactive mostrou que uma boa aparência – independente de beleza física – passa mais confiança. Para 90% dos entrevistados, quem se arruma mais tem mais chances de conseguir uma boa primeira impressão.
Para quem trabalha em casa, por exemplo, não dá para visitar um fornecedor importante vestindo pantufas. Já bem definido no mercado corporativo, o dress code ideal para empreendedores pode ajudar a fechar um negócio e passar uma ótima imagem da sua empresa. “Estar vestido adequadamente traz uma confiança maior para você e para o cliente, que tem a imagem de que você se preocupa em estar bem para recebê-lo”, justifica a personal stylist, Roberta Carlucci.
Seja em uma situação formal ou não, a dica é estar sempre vestido como profissional, respeitando o próprio estilo. “O que tem que aparecer em situações como esta é o trabalho e não a pessoa”, explicam Cristina Zanetti e Fernanda Resende, consultoras de imagem da Oficina de Estilo.
Aposte na forma de se vestir e se portar também como um cartão de visitas do seu negócio. “A sua imagem tem que representar alto potencial de futuro”, ensina Bia Kawasaki, consultora de moda e personal stylist. Confira como se vestir de forma adequada em diferentes situações seguindo as dicas das consultoras:





1 Pedir um empréstimo

Alguns empresários estão bastante acostumados a sentar em frente ao gerente do banco para discutir um financiamento e acabam relaxando depois de um tempo. É fato que a instituição financeira leva mais em conta o histórico e as garantias da empresa do que apenas a aparência. Mesmo assim, vestir-se bem passa confiança. “Quando a gente está pedindo alguma coisa, tem que ser mais receptivo e ter uma aparência mais delicada”, sugere Cristina.
Mesmo que a informalidade comece a ganhar espaço no mercado, em ambiente de banco, aparecer de bermudão e chinelo pode passar uma imagem errada. “Nessa ocasião, o traje business é o mais indicado. Para homens, calça social, camisa bem arrumada e sapato combinando com cinto. As mulheres podem vestir calça social e um sapato com salto”, ensina Bia.
Para Roberta, manter a coerência do estilo é importante. “Mesmo que o estilo seja mais despojado, precisa de um pouco de formalidade. A pessoa pode usar calça jeans e tênis allstar desde que vista um blazer”, diz. “Uma coisa que ajuda é escolher as cores certas. Cores muito contrastantes, como terno preto e camisa branca, não são legais. Prefira cores neutras e mais claras, como cinza e bege”, ensinam as consultoras da Oficina de Estilo.

2 No dia a dia

Em um dia normal, sem compromissos fora da empresa, dá para relaxar na hora de se arrumar, certo? Errado. “Os seus colegas vão reparar em você e eles podem virar clientes um dia. A gente está constantemente construindo networking entre os pares”, diz Roberta.
A dica de Bia é seguir o “bom senso code”. “Tem que investir em uma boa imagem pessoal, o que inclui corte de cabelo, maquiagem e barba adequada. Nada de roupas sensuais, sapato velho ou roupa de ginástica”, explica a consultora de imagem.
Um guarda-roupa casual para o dia a dia é o mais indicado. Camisa sem gravata e jeans ou calça social são boas escolhas “É legal ter no escritório um paletó, caso precise estar mais formal”, ensina Cristina.

3 Networking

Pode ser um happy hour ou um churrasco no final de semana, se existir a mínima possibilidade de fazer negócios, as consultoras sugerem que o traje seja profissional. “Sempre que você vai se apresentar e fomentar novos negócios tem que passar uma boa impressão”, diz Roberta.
Geralmente, alguns desses eventos estipulam o traje. Se não for o caso, Bia ensina que é comum telefonar para o anfitrião e perguntar. “Assim, você consegue seguir a linguagem padrão do ambiente”, conta.
Chinelos e roupas velhas devem ser deixados no armário. “As mulheres têm que evitar decotes, mesmo que seja um churrasco na beira da piscina. Afinal, ela não quer ser vista como a gostosona, mas como uma boa profissional”, opinam Fernanda e Cristina.
Bermuda de surfe e tênis de corridas também não são recomendados. “A mulher pode vestir uma calça jeans e um sapato bonito, com um saltinho. Para o homem, sapatênis de couro e camisa polo”, ensina Bia. Evitar gírias, falar em português corretamente e não beber além da conta também são sugestões das especialistas.

4 Almoço com clientes

Hoje, muitos empreendedores aproveitam o horário do almoço para fechar negócios. Receber o cliente fora do ambiente de trabalho ajuda a estreitar a relação e quebrar o gelo. As consultoras de imagem sugerem que o empresário tente se alinhar ao convidado. “Não é obrigatório se vestir de acordo com o cliente mas, quando cria essa comunicação visual, fica mais fácil. São códigos que a gente lê através do inconsciente”, ensinam Cristina e Fernanda.
Para escolher o que vestir, pense no dia da semana. “Se for sexta-feira, jeans e roupa mais casual”, ensina Bia. Calça social e camisa para os homens e vestido com casaquinho para as mulheres são apostas certeiras. “A mulher tem muito mais elementos e pode optar também por uma calça com uma blusa que tenha um detalhe que imite a gola da camisa masculina, como um babado, um colar, um broche ou mesmo um colete. É um elemento a mais que mostra que você se preocupou em se arrumar”, dizem as consultoras da Oficina de Estilo.
Quem trabalha com coisas muito criativas pode demonstrar isso com um acessório, não precisa ser nada da cabeça aos pés. “Os empreendedores de áreas menos formais podem usar uma roupa mais criativa, um lenço mais colorido e jogar mais nos acessórios”, define Roberta. Um relógio ou uma pasta diferentes também auxiliam nessa tarefa.

5 Buscar um investidor

O momento de uma reunião com um investidor é como o de uma entrevista de emprego. “Junto com um ótimo plano de negócio, o empreendedor tem que passar muita confiança”, define Roberta.
Um terno ou uma roupa equivalente é o mais indicado. “Evite cores muito escuras. Chumbo, marrom e azul marinho são cores mais convidativas. Mesmo para os informais, blazer com a calça social é indicado”, diz a consultora.
Para situações como uma negociação de investimento, a imagem pessoal vai além da roupa. Pequenas ações podem falar muito sobre o empreendedor e ser crucial para o sucesso da operação. “Usar uma bolsa ou um relógio falsificado transmite a ideia de que a pessoa não é ética”, ensina Bia Kawasaki. Evitar excessos, como estampas e joias, também vale a pena. “Isso pode constranger o investidor”, diz Bia.

6 Feira de negócios


Eventos, como feiras de negócios, costumam ser bastante rentáveis - e cansativos - para os empreendedores. “Nada mais cafona do que mulher usando um salto enorme e andando como um ganso no meio de uma feira”, diverte-se Bia.

Apesar de exigir horas de caminhada, esses eventos são prioritariamente profissionais e para fazer negócios. Por isso, tênis e moletom estão fora de cogitação. “Você vai andar e o sapato tem que ser confortável. Outro ponto importante é que você não está indo para uma academia, mas para várias reuniões de negócio”, complementa a consultora.
Para ficar confortável e ainda profissional, as especialistas sugerem que os homens vistam sapatênis de couro com calça social e camisa. Já as mulheres, podem optar por uma calça cigarrete com um casaquinho ou um vestido com meia calça e um sapato de salto baixo ou sapatilha. “Lembre-se que imagem não é só o que a gente veste. Tem que ter conteúdo, bom palavreado, com um aperto de mão confiante e sem cara de cansado”.

Fonte: Exame PME
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL