Negócios modulares-Pensando como um jogo de Lego

19 de abr. de 2011

Se você acredita que o LEGO é um jogo apenas para crianças está enganado. Desde 1932 o grupo LEGO começou a escrever sua história com a criação de um jogo aberto que estimula a criatividade, pois permite infinitas combinações para montar cenários e resolver desafios. Atualmente até possui uma unidade de negócios voltada a treinamento para empresas, chamada de Serious Play.


Se compararmos cada colaborador como uma peça do jogo, podemos montar e desmontar nosso modelo de negócios quando for conveniente, com abordagens e apresentações que mudam conforme a peça que inserirmos no modelo e o melhor de tudo, muitas vezes sem possuir nenhuma delas, mas utilizando estruturas de terceiros e com conhecimento gerenciar todo o processo e assumir riscos. É o caso da empresa Li & Fung, que possui uma rede aberta e a cada novo pedido se reinventa e cria uma estrutura nova para atender seus clientes.
Cada peça é responsável pelo seu negócio, o que faz que todo o corpo se mantenha atualizado e competitivo no mercado. Assim é a base do modelo do coworking (plataforma de colaboração profissional), criando um corpo ou fazendo parte de outros, cada novo projeto ou negócio gera sinergia e movimento orgânico para toda a estrutura formada.
Quanto melhor o relacionamento entre as parte mais o modelo é fortalecido, através da colaboração coletiva, as peças podem se reposicionar o tempo todo mudando o seu negócio e ele já é aberto a novas conexões.

Fonte: Blog HSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL