Em 2007 um pequeno grupo de empreendedores sociais surgiu com uma proposta: tratar crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e abuso sexual. Não sob o contexto da sua parte física, mas confortando e tratando do resquício mais sensível dessa situação: a alma.
E foi assim que nos tornamos anjos com a chancela dos Anjos do Amanhã, um projeto da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal que trabalha arduamente onde muitas vezes o Estado não consegue ir. Dessa conjugação de esforços decidimos criar uma entidade não governamental, com o propósito de buscarmos soluções com o Poder Público, aumentando nossa capacidade de absorção e tratamento de casos e, ainda, atuando na prevenção, sempre com o maior profissionalismo e amor. A partir de 2012, iniciamos também os atendimentos jurídico e psicológico a mulheres vítimas de violência, que, em muitos casos, eram as genitoras das crianças e dos adolescentes atendidos pela Chamaeleon.
De uma linda história de um atendimento com resultados reais, onde nos tornamos a estrela dessa criança, descobrimos uma constelação: Chamaeleon (uma constelação do hemisfério celestial sul, localizada na proximidade do Cruzeiro do Sul, visível o ano todo).
Nasce o Instituto Chamaeleon, fruto da convergência do trabalho de profissionais que já atuavam no Instituto Agilità de Psicologia e no Instituto Beatriz Schwab, ambos já extintos, com uma proposta ousada e desafiadora: em um ano de trabalho, conseguimos a certificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), como reconhecimento pelo esforço e pela seriedade do trabalho.
O que torna o Instituto Chamaeleon diferente é o fato de ser gerido por profissionais multidisciplinares (saúde, cultura, educação, jurídico). Estamos verdadeiramente interessados em dar novas possibilidades às famílias atendidas, tratando as feridas da alma para que possam se reintegrar na comunidade e restabelecerem o convívio em sociedade. Essa é uma triste realidade, e precisamos orientar com grande alcance, atuando junto a escolas, poder público, empresas, sociedade civil.
Para atendermos crianças, adolescentes e mulheres vítimas de abuso sexual e suas famílias, somos desafiados com um árduo trabalho profissional e pessoal. Realizamos todos os meses grupos de estudos, participamos e ministramos cursos e palestras e fazemos supervisões constantes. Temos plena consciência de nossa responsabilidade e importância do nosso trabalho e nosso objetivo é ampliar o número de atendimentos e alcance do Instituto Chamaeleon.
Em 2012 o Instituto Chamaeleon desenvolveu uma nova proposta de sucesso. Observava-se que muitas vezes as crianças traziam até o Instituto mães e esposas, em sua maioria pretas, degradadas e humilhadas (inclusive com ofensas racistas) pelos maridos, companheiros ou filhos adictos. Com isso, nasceu o Espaço Resgate Mulher, que objetiva resgatar as identidades de mulheres que são vítimas de violência familiar em todos os seus níveis. Além disso, orientamos essas mulheres sobre o que é o racismo e a masculinidade tóxica.
Atualmente fala-se tanto em violência doméstica, sem contudo, tomar-se providências para que essas mulheres verbalizem ou procurem ajuda. Gratuitamente, oferecemos atendimento psicológico e atendimento jurídico a mulheres vítimas de violência. Os Órgãos Judiciários, na maioria das vezes, fazem “vista grossa”, são muito lentos ou naturalizam as atitudes criminosas desses algozes. As mulheres vítimas deste tipo de crime, normalmente, “dormem com o inimigo” e sentem dificuldades de sair de um ciclo de agressão, que começa com olhares, palavras e gestos, podendo acabar em feminicídio.
Contato:
chamaeleon@chamaeleon.org.br
institutochamaeleon@gmail.com
(61) 9.8210-0518
ATENÇÃO: para qualquer caso, só atendemos mediante a solicitação de um órgão público (delegacias, conselhos tutelares, Vara da Infância e da Juventude, TJDFT, MPDFT, etc).
Seja um parceiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale