Tendências 2013 - SPFW 2013

4 de nov. de 2012


O verão ainda nem começou oficialmente e o mundo da moda já pensa no outono e inverno de 2013. Pelo menos no São Paulo Fashion Week (SPFW), principal semana de moda do Brasil - que encerrou na última quinta-feira - e uma das mais reconhecidas no mundo. Este ano, o evento teve três edições. Um esforço para igualar a temporada de moda brasileira com o calendário internacional e melhorar as estratégias de produção e venda dos lojistas.
Como consequência da transição, o evento teve apenas três dias de duração e 19 desfiles (as últimas edições duravam seis dias e contavam com mais de 30 marcas na programação). O local também mudou. Os três andares do prédio da Bienal foram trocados por uma gigantesca tenda climatizada erguida no Parque Villa-Lobos.
Nas passarelas do SPFW foi desfilado um inverno leve, apropriado para o nosso clima tropical. Mesmo nas apresentações mais rebuscadas, algumas tendências puderam ser identificadas. Confira as cinco principais tendências para o próximo inverno, com comentários de Arlindo Grund, consultor de moda e apresentador dos programas Esquadrão da Moda e Tenha Estilo, no SBT.

Ombros arredondados 

Em vários desfiles foram apresentadas propostas de peças com ombros arredondados. “O shape é incrível pra mulher brasileira, porque geralmente ela tem os quadris mais largos que o ombro. Quando você aumenta o ombro, equilibra a silhueta”, explica Arlindo, que sugere a combinação com saia lápis, como fez Vitorino Campos.

Vestidos retos 
O próximo inverno vai trazer roupas não tão próximas do corpo. O vestido de modelagem reta, esconde a cintura, mas adiciona conforto. O estilo “t-shirt”, como o da Forum, nada mais é que um camisetão. Dependendo do tecido, das aplicações e dos acessórios, esse estilo de vestido, que remete à década de 1960, vai da praia à festa.


   


Transparência

Pode até não ser novidade, mas as peças que propõem um jogo de esconder e revelar prometem ser vedetes do inverno. Na Têca, Helô Rocha investiu na clássica renda em off white e branco. O stylist Yan Accioli assistia à tudo da primeira fila e apontava para várias criações. Será Sabrina Sato uma das celebridades a levar os reveladores vestidos da passarela para a TV?


Toques de cor 
A estação mais cinzenta do ano deve ganhar toques de cor, no que depender dos criadores que participaram deste SPFW. O vermelho e suas variações ganha destaque em looks inteiros. O off white também ganha destaque, bem como o verde militar. O azul marinho também está presente na cartela de cores da estação, junto com os vários tons de marrom e a neutralidade do cinza.


Beleza de passarela
Nada de penteados e maquiagens elaborados nesta temporada. Lino Villaventura foi o único a se arriscar com o make dramático criado por Marcos Costa. No mais, uma pele bem preparada, toques de cor e fios bem lisos parecem ser os segredos para o próximo inverno.


Fonte: O Povo

Um comentário:

  1. Dariane!
    As tendências vão e vem, dão sempre uma volta e retornam, legal!

    Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros. (M. Taniguchi)

    Boa semana!!

    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL