Musculação para mulheres - saiba mais sobre o assunto

14 de set. de 2017

A participação das mulheres nos programas de atividade física e esportes vem aumentando exponencialmente ao longo das últimas décadas. Acredito que grande parte dessa adesão está relacionada ao avanço da ciência do treinamento e a divulgação dos benefícios pela mídia.

Muitos estudos comprovam que mulheres que participam regularmente de rotinas de exercícios físicos melhoram a saúde, diminuem os riscos de doença, se tornam mais aptas às atividades do cotidiano, aprimoram a forma física e estética, além de elevarem sua autoestima.

No que diz respeito às adaptações fisiológicas dos músculos, podemos afirmar que não há diferenças em suas características entre homens e mulheres. Essa comparação está relacionada à quantidade de massa muscular e massa de gordura. Proporcionalmente ao peso corporal, homens e mulheres tendem a ter os mesmos níveis de força. Portanto, não há porque os programas de treinos serem distintos para ambos os sexos.

Analisando membros superiores e inferiores, mulheres apresentam menor índice de força e potência nos braços em relação aos homens, enquanto essa diferença diminui quando comparamos os membros inferiores.

“Apesar da necessidade de mais estudos de longo tempo, é possível que as concentrações de testosterona em mulheres possam variar com o treinamento e que as mulheres com níveis relativamente altos de testosterona possam ter mais potencial para o aumento do tamanho do músculo e força muscular” (Hakkinen et al., 1990).

O treinamento de força para mulheres deve também preconizar o ganho de potência e resistência muscular, uma vez que a tipologia das fibras musculares é similar à dos homens e essas capacidades físicas devem ser desenvolvidas.

Musculação para mulheres - saiba mais sobre o assunto

“A participação regular em um programa de condicionamento bem projetado pode reduzir o número de lesões relacionadas ao esporte” (Feck e Simão, 2008). Portanto, fica claro que o treinamento de força bem planejado só aumenta os benefícios para o público feminino em geral.


Musculação para mulheres - saiba mais sobre o assunto




Desejo a todas as mulheres ótimos treinos e muita hipertrofia de saúde.

Texto: 
Prof. Esp. Fábio Mendes Gomes Caliaro
Graduado em Educação Física pela UFJF

Os vídeos são alguns dos nossos treinos na Lean Fitness, que nos acompanha 2x por semana, em Águas Claras! Sou outra pessoa desde que comecei a treinar com equipe especializada!!
Se você quer dar um "up" no seu bem estar, entre em contato e veja o melhor treino para você com a equipe Lean Fitness!

Beijos!

Lean Fitness Personal Trainer em Águas Claras
Horário: Segunda a Sexta 06:00 as 22:00.
Sábado 07:00 as 17:00.
Av. das Castanheiras lotes 1310 e 1370 lj 24, Ed. Real Splendor – Águas Claras
Fone: (61) 99559-4479
@LeanFitnessBsb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL