Diário de Viagem: Santuário de Fátima, em Portugal

Um dia de encantos! É assim que começa o dia de viagem para Fátima
Acredito que para os peregrinos, para os católicos e para quem tem promessa a cumprir também é um dia muito especial.
Santuário de Fátima, em Portugal
look confortável para conhecer Fátima em Portugal

Fátima remete à um belo momento da minha vida, ainda na infância. Minha avó, muito católica, deu este lindo nome de Fátima para a minha mãe (que perdemos há 16 anos). 
Portanto, este nome tem um peso forte para mim. E conhecer Fátima, em Portugal, me fez relembrar os dias de terço sagrado na casa da vovó, ainda no Ceará: ela era devota de Fátima.


Santuário de Fátima, em Portugal
Santuário de Fátima, Portugal

A história de Fátima está associada a três crianças (os pastorinhos de Fátima): Lúcia e os seus primos, Francisco Marto e Jacinta Marto, que em 13 de maio de 1917, quando estavam a apascentar as suas ovelhas na Cova da Iria, testemunharam a aparição de uma senhora de branco. A Cova de Iria é onde se situa agora a capela das aparições. A senhora, mais tarde referida como Senhora do Rosário, aparentava ter sido enviada por Deus com uma mensagem: rezar, penitenciar e consagrar. Ela visitou os pastorinhos, aparecendo-lhes todos os dias 13 entre maio e outubro de 1917. A última aparição ocorreu em 13 de outubro, e cerca de 70.000 peregrinos testemunharam e assistiram ao chamado milagre do sol. Nossa Senhora de Fátima trouxe uma mensagem que consistia em oração constante pedindo aos pastorinhos que anunciassem a todos a necessidade de rezar o terço todos os dias, pela conversão dos pecadores, pela conversão da Rússia e pelo santo padre. Nossa Senhora revelou-lhes o segredo de Fátima dividido em três partes: a visão do inferno onde os pecadores viajavam sem fé, o anúncio do começo de uma guerra mundial (Segunda Guerra Mundial), a terceira parte do segredo foi escrita pela vidente irmã Lúcia em 1944. Finalmente, a 13 de maio de 2000, durante a sua visita a Portugal, o Papa João Paulo II, por meio de seu Secretário de Estado, Cardeal Angelo Sodano, divulgou o conteúdo da terceira parte do Segredo. (wikipedia)

No mesmo espaço em que se encontra o Santuário de Fátima, encontramos vários outros templos e monumentos, como uma fonte de água sagrada, a capela dos pastorinhos, a Basílica da Santíssima Trindade. Como visitamos Fátima no domingo, haveria missa ás 15h mas conseguimos entrar rapidamente na basílica.

A Basílica da Santíssima Trindade está localizada na Cova de Iria, é uma enorme basílica dedicada à Santíssima Trindade, com 40.000 m², uma obra da autoria do arquiteto grego Alexandros Tombazis. 

Trata-se do quarto maior templo católico do mundo em capacidade, tendo sido integralmente pago com dádivas dos peregrinos ao longo dos anos. A decoração é inspirada na arte bizantina e ortodoxa. A planta é circular por fora e quadrangular por dentro, existindo 12 portas laterais (uma dedicada a cada um dos Apóstolos) e uma grande porta central, a Porta de Cristo. E Jesus, bem diferente do que conhecemos, não é?

Santuário de Fátima, em PortugalPodemos observar um Jesus diferenciado, exótico, e segundo o nosso guia, ele representa todos os humanos, numa "mistura de raças e espécies".


Santuário de Fátima, em Portugal
Basílica da Santíssima Trindade



Santuário de Fátima, em Portugal
Ainda no espaço do santuário, uma imagem belíssima do Papa João Paulo II.


Santuário de Fátima, em Portugal


Santuário de Fátima, em Portugal
escadas do Santuário de Fátima

Santuário de Fátima, em Portugal
Próximo ao santuário você encontra inúmeras lojinhas com souvenires. Dependendo da loja, você pode solicitar o taxfree (compras a partir de 120 euros) - a loja entrega um envelope que deve ser entregue na alfândega do país de saída. Comprei as lembranças do Santuário de Fátima no Centro Comercial de Fátima, local onde também paramos para almoçar.

Santuário de Fátima, em Portugal

Programe-se e faça a melhor viagem da sua vida!
p.s. Fechamos toda esta viagem para a Europa com a CVC, no Special Tours, onde escolhemos cada país que estamos conhecendo. Os passeios, como este para Fátima, são opcionais, oferecidos pela própria empresa. Estamos amando tudo!
Acompanhe também pelo nosso instagram @modaegestao!
Beijos

O método Pilates pode provocar lesões?



O método Pilates pode provocar lesões?

O método Pilates surgiu para reabilitar, para devolver a função e para mostrar novas possibilidades que o corpo tem de auto promover saúde por meio do movimento.

Com a disseminação do método cada vez maior, o número de estúdios e o número de cursos aumentam de forma exponencial gerando muitos profissionais que atuam com o "método", muitas vezes sem a formação adequada, o que compromete a qualidade das aulas/sessões do método Pilates. 


Por conta disso, a Profa Dra Eliane Coutinho alerta aos alunos/pacientes  e até aos profissionais para buscarem serviços e formações de qualidade respectivamente. "A mudança começa no aluno, ele precisa ser mais exigente quanto aos profissionais que eles escolhem. É preciso procurar estúdios não pelo preço e sim pela qualificação do profissional", relata Eliane.

O primeiro contato do aluno com a clinica ou estúdio de Pilates é suficiente para perceber a qualidade da qualificação profissional. Deve-se ficar atento a qualidade da linguagem  que o profissional usa durante a sessão/aula, o seu nível de entendimento, de compreensão sobre o corpo, sobre a função muscular e o processo de adaptação durante os exercícios. Esses pontos irão dar maior segurança no momento da escolha do profissional. 

Apesar do alerta, atualmente o índice de lesões só aumenta nas sessões/aulas de Pilates, quando na verdade o método propõe-se a tratar e não a lesionar. Isso deve-se a provável falta de conhecimento profundo sobre a filosofia do método, que prima por um princípio que pode ser o grande responsável pela prevenção de lesão que é o CONTROLE. 

Para que o professor seja qualificado a dar aulas de pilates, é preciso que ele entenda que o exercício mais lento recruta mais unidades motoras (maior número de fibras) diminuindo assim a fadiga e menor lesão, assim como a respiração deverá ser profunda para aumentar a capacidade respiratória e com isso mais aporte de oxigênio muscular e menos fadiga e consequentemente menor chance de lesão.

Além disso, para muito profissionais não é claro que os exercícios de cadeia cinética aberta sobrecarregam as articulações de forma pontual, as deixando mais sucessível a lesão. E precisa também  ficar claro que o músculo alonga-se de forma máxima quando seu antagonista realiza contrações efetivas, caso contrário ele não relaxa o suficiente para ser alongado e assim tem a lesão como consequência.

As lesões ocorrem muitas vezes em posições de suspensão onde o aluno não tem força suficiente para sustentar seu próprio corpo, assim como a repetições de exercícios em posição sentado, postura essa que mais sobrecarrega os discos intravertebrais da região lombar. 

Lesões ocorrem quando o instrutor não entende que os exercícios em cadeia cinética aberta (exercícios de músculos isolados) podem sobrecarregar mais os músculos e as articulações e que os exercícios para idosos deveriam serem mais em cadeia cinética fechada, trabalhando grupos musculares e distribuindo melhor a sobrecarga articular. Assim quando entendermos melhor  o processo de adaptação músculo esquelética ao exercício poderemos tratar mais adequadamente e prevenir lesões. 

Portanto, o profissional fisioterapeuta ou educador físico deverão entender muito bem esses processos, e assim prevenir lesões. Por isso, profissionais e clientes fiquem em alerta, procurem cursos de qualidade e locais com profissionais qualificados que de fato não ensinem só exercícios mas, saibam a filosofia e base científica do método, porque hoje o método Pilates está deixando de ser simplesmente uma técnica de exercícios e passando a ser uma carreira. Por isso, profissionais, investiguem quem irá ministrar o curso e não apenas a escola que está oferecendo o curso. Investiguem o histórico do professor e consultem outros  profissionais que já fizeram o curso para saber a experiência com o método e o que mudou em sua vida após tal formação.  

Texto de LQ Comunicação para o blog Moda e Gestão

E como vocês sabem, em Brasília faço pilates há quase 2 anos (o tempo voa!!!) com a nossa querida parceira Alinhar Pilates.
Transforme a sua vida, transforme o seu corpo! Agende uma aula experimental gratuita no Alinhar Pilates!

Beijos!

“O objetivo é atingir o bem-estar físico e emocional”

Alinhar Studio Pilates
Av. Castanheiras Qd. 101 Lt 350 Loja 110
Ed. Laguna Mall
(61) 3567-0318
Fanpage: Alinhar Studio
Instagram: @alinharpilates

Diário de casamento 2: Alongamento de cílios fio a fio

Veja o resultado da aplicação do alongamento fio a fio para o meu casamento civil
Diário de casamento 2: Alongamento de cílios fio a fio

Os dias que antecipam o casamento, mesmo que seja somente no civil, são momentos em que nos preocupamos com detalhes e com não detalhes, não é? Como vocês devem ter acompanhado, casei no civil no dia 9 de novembro. E felizmente conto com parceiros maravilhosos que me ajudaram com detalhes não menos importantes, como os cílios que usaria no dia - neste caso, alongamento fio a fio com fios de seda. Como eu iria viajar no dia posterior ao casamento, decidimos usar o fio 12, um pouco menor que o tamanho anterior (veja aqui). Esta análise foi feita pela profissional, levando em conta o estilo de maquiagem e até mesmo o roteiro a viagem, pois ficaríamos 22 dias fora, num clima frio. Como a durabilidade do alongamento dos cílios é ótima (para mim dura em média 20 dias, já tive ocasiões em que duraram mais!), agendamos a aplicação para 2 dias antes do casamento e o resultado é o que vocês podem conferir aqui:

Diário de casamento 2: Alongamento de cílios fio a fio

Noivas: muito cuidado com os profissionais que vocês contratam para este dia tão especial. Procure em blogs (que contem a verdade e não sejam somente publi), converse com amigos e peça até mesmo um contrato para que não saia nada errado no seu grande dia.
No meu caso, fui muito, muito feliz com a Márcia, até mesmo porque já faço a aplicação com ela e sempre gostei do resultado. O meu grande dia se tornou muito mais especial!
E agora, com o verão chegando, é um momento ótimo para aplicar! Imagina você linda na praia com um olhar marcante e prático? Não deixe de agendar seu horário! Eu já agendei!!

Beijos!!

Ana Márcia Alongamento de Cílios 
Águas Claras, Brasília
R. 25 Sul Lote 30 Ed. Park Style 
Tel : (61) 99304-4847 
Alongamento de cílios 
💇 Design de Sobrancelhas

Post de apresentação AnaMárcia Alongamento de Cílios

Diário de viagem: Óbidos em Portugal

Mais um lindo dia de viagem começa! Aqui eu mostrei pra vocês o nosso primeiro dia na Europa, o que fizemos quando chegamos em Portugal. Tive um probleminha com as fotos do segundo dia, então resolvi escrever em blocos, isto é, sobre cada lugar que estamos conhecendo nesta viagem. 

E hoje vou falar sobre Óbidos, em Portugal!

Diário de viagem: Óbidos em Portugal

Diário de viagem: Óbidos em Portugal

Óbidos fica a 80km de Lisboa. Muito pouco mudou nas ruas de Óbidos desde o século XIV, época em que foi finalizada a fortificação cuja origem é mourisca, anterior ao século XII, quando os árabes foram expulsos dali.

Saímos cedo do hotel (fechamos pacote com uma empresa de turismo que oferece os passeios em todos os países que vamos/iremos).
Como diz o meu marido, levei alguns dias para degustar tudo o que vi nesta cidade. Algo pitoresco, mas encantador. Assustador, mas de uma beleza ímpar. Andar pelas suas ruas é um exercício de "volta" no tempo, mesmo sem ter vivido tudo o que se passou neste lugar. 
Óbidos é uma cidade medieval, ainda com uma muralha que protege a cidade. Ela foi presente dos reis para as rainhas, uma espécie de "dote". Imagina ganhar uma cidade inteira de presente? Por isto ela tem detalhes delicados por onde andamos.

A entrada da "vila" tem um portal, chamado "Arco da Vila", e lá começam algumas das belezas da cidade, com azulejos brancos e azuis que remetem á Paixão de Cristo.

Diário de viagem: Óbidos em Portugal

Ela tem apenas duas ruas principais, cheias de lojinhas, bares, e paredes lindas, cheias de flores. Suas muralhas são conservadas, e é um dos melhores locais para visualizar a cidade - você pode subir nas muralhas - o que não fizemos desta vez. 

Sugiro ficar algumas horas, sentar num café ou até mesmo almoçar. Provamos a ginjinha, bebida típica da cidade, uma espécie de licor de cereja. E a surpresa é que o copo é um chocolate!


Diário de viagem: Óbidos em Portugal

Diário de viagem: Óbidos em Portugal

Diário de viagem: Óbidos em Portugal

Diário de viagem: Óbidos em Portugal

As fachadas das casas são em amarelo ou azul, em um belo cenário lusitano, e as flores que sobem nas paredes criam um clima belo e aconchegante. Vale a parada para as fotos, para apreciar os detalhes das ruas de pedras e até mesmo das maçanetas das portas!

Diário de viagem: Óbidos em Portugal



Óbidos já entrou para a lista de cidades que quero voltar!! A cidade tem hotel, o que facilita para quem quer passar um tempinho conhecendo melhor a cidade. Estamos no final do outono, então o clima está bem agradável: fui tirando os agasalhos ao longo do dia.
E o look tem uma característica que vocês já conhecem: conforto! Para andar em qualquer lugar, nada de salto. Aqui, bota de cano alto, saia plissada e as blusinhas quentes em camadas. Como não tinha vento, não usei echarpe - mas não esqueça deste detalhe nas viagens para não ficar resfriado (a).

No entanto, a cada dia, a Europa me encanta cada vez mais! Ela conquistou meu coração.

Beijos



Diário de Casamento: Consultoria de Unhas para Noivas na Studio Classy

Oi meus amores!! Como vocês acompanham, compartilho vários momentos do meu dia a dia com vocês por aqui e nas nossas redes, e agora, como realizamos o nosso casamento no civil (após 11 anos de união estável), não seria diferente. Quero mostrar alguns detalhes de parceiros que participaram ativamente deste momento único!

Diário de Casamento: Consultoria de Unhas para Noivas na Studio Classy
Já viram o poder que as unhas tem, não é? Fiz uma consultoria de unhas para noivas com a Priscilla, do Classy Nails Studio, onde faço o alongamento de unhas em acrílico.

Diário de Casamento: Consultoria de Unhas para Noivas na Studio Classy



As unhas do dia do casamento pedem um detalhe diferenciado e marcante que fazem toda a diferença! E eu fiquei ENCANTADA com o trabalho da@studioclassy que fez toda a consultoria!! A partir de uma análise personalizada, com detalhes que envolvem vestido, local, maquiagem, etc, escolhemos o modelo de arte a ser aplicada. 
Diário de Casamento: Consultoria de Unhas para Noivas na Studio Classy
Aqui, escolhemos a aplicação de cristais com traços dourados. Lindo! Lembrando que esta consultoria deve ser planejada antes para que tudo seja perfeito no seu grande dia.

Diário de Casamento: Consultoria de Unhas para Noivas na Studio Classy

Você escolhe a arte através do catálogo de unhas para noivas que está no pacote de consultoria do Classy nails. Não se preocupe com o valor; você ficará EXTREMAMENTE SATISFEITA com o resultado. 
Hoje completo 10 dias com as unhas e os cristais continuam intactos (estou em Lisboa - viemos para Europa de Lua de Mel!).

Diário de Casamento: Consultoria de Unhas para Noivas na Studio Classy

Diário de Casamento: Consultoria de Unhas para Noivas na Studio Classy

http://www.fashionandmanagement.com/2016/11/diario-de-viagem-dia-1-lisboa-portugal-inverno.html

http://www.fashionandmanagement.com/2016/11/diario-de-viagem-dia-1-lisboa-portugal-inverno.html

Um super beijo e arrasem!
Nas unhas, na vida, no amor!


Classy Studio Nail & Hair 
Águas Claras, Brasília
Shopping One torre B sala 209 
Tel : (61) 98165-5000 
Alongamento de unhas acrílicas 
💅 Química em geral
💇 Aplicação de cílios
Instagram @studioclassy

Post de apresentação Studio Classy

Taguatinga Shopping sorteia BMW neste Natal


Taguatinga Shopping sorteia BMW neste Natal

Quem adora presentear, vai gostar ainda mais do “super-mimo” que o Taguatinga Shopping preparou para este Natal. Entre os dias 16 de novembro de 2016 e 5 de janeiro de 2017, a cada R$ 150 em notas fiscais de compras realizadas em lojas participantes, o cliente terá direito a um cupom para concorrer a um automóvel BMW X1 20i GP. O carro é um modelo de luxo e pode ser apreciado na Praça de Vidro, localizada no terceiro piso.

O sorteio ocorrerá no dia 5 de janeiro, às 18h30. Os clientes que desejarem participar da promoção podem trocar as notas fiscais pelo cupom no balcão de trocas na Praça de Vidro, no 3º piso. Com compras acima de R$ 400, os clientes do centro de compras levarão brindes instantâneos de autoria de Janaína Coe designer gráfica e desenvolvedora de toy art. Ela criou quatro bonecos Toy Art feitos à mão, ornados com a temática natalina de decoração do Quebra Nozes, que enfeita o Natal do empreendimento neste ano. A Toy Art é um movimento de ressignificação de brinquedos, que tradicionalmente são feitos para crianças, peças de arte, design e decoração para adultos. Entre os personagens personalizados, o público pode optar pelo Quebra-Nozes, Bailarina, Papai Noel e o Rei Ratão. O limite é de até dois brindes por CPF.

Taguatinga Shopping sorteia BMW neste Natal





Promoção de Natal do Taguatinga Shopping
Período: De 16.11.16 a 05.01.17
Local de troca: Praça de Vidro, 3º piso
Mecânica da Promoção: A cada R$150,00 = 1 cupom para concorrer a uma BMW X1. Compras acima de R$400,00 = 1 Toy art exclusivo.

Horário de funcionamento do Shopping: 10h às 22h (segunda a sábado) e das 14h às 20h (domingos e feriados)

Confira Regulamento no site www.taguatingashopping.com.br


Será um sucesso!! Nós já temos 2 toy arts da promoção e são lindos!!
Boa sorte a todos!!

Taguatinga Shopping realiza coletiva de imprensa e apresenta Natal 2016

Taguatinga Shopping realiza coletiva de imprensa e apresenta Natal 2016


Nesta quinta estivemos com a equipe do Taguatinga Shopping para conhecer o formato do Natal 2016 no Shopping. A coletiva foi no tradicional café Daniel Briand, que adoramos - e já é um encontro tradicional com a imprensa, blogueiros e formadores de opinião.
Em grande estilo, o evento foi prestigiado pelos empreendedores do centro de compras, Melissa Gontijo, diretora da empresa JC Gontijo, Edmar Barros, superintendente dos shoppings do Grupo PaulOOctávio, e Renata Monnerat, gerente de marketing. Com ambiente agradável e delicioso café da manhã, cerca de 50 jornalistas e formadores de opinião marcaram presença. A magia do evento ficou a cargo do Grupo Caixa Cênica, que divertiu os convidados com os personagens do conto Quebra Nozes, com brincadeiras e fotos divertidas.

Taguatinga Shopping realiza coletiva de imprensa e apresenta Natal 2016

Taguatinga Shopping realiza coletiva de imprensa e apresenta Natal 2016

Taguatinga Shopping realiza coletiva de imprensa e apresenta Natal 2016

Taguatinga Shopping realiza coletiva de imprensa e apresenta Natal 2016

Taguatinga Shopping realiza coletiva de imprensa e apresenta Natal 2016
Melissa Gontijo e Eliza Ferreira
Taguatinga Shopping realiza coletiva de imprensa e apresenta Natal 2016
Renata Monnerat

FOTOS: TELMO XIMENES


Diário de Viagem - dia 1 : Lisboa, Portugal - conhecendo a cidade

Olá meus amores!
Hoje inicio um belo diário de viagem. Resolvi compartilhar com vocês por este momento ser parte  um grande sonho que realizei: conhecer a Europa
Neste momento em que escrevo, ainda estou em Lisboa, Portugal. Tudo é tão intenso que não poderia deixar para escrever somente em Brasília. 
Que momentos incríveis e marcantes!
Sinto-me uma privilegiada por ter esta oportunidade.

Diário de Viagem - dia 1 : Lisboa, Portugal - conhecendo a cidade
Chegamos muito cansados no aeroporto de Lisboa, ainda pela manhã do dia 11/11. A alfândega foi uma surpresa, com uma fila imensa que nos fez esperar em média 1h para entrar no país. Fizemos o checkin no hotel e conseguimos um quarto antes das 14h, que é o horário que liberam o quarto, possibilitando um bom sono de descanso até o meio dia (o fuso horário é -2h de Brasília). Fomos almoçar no restaurante Santa Maria, na rua ao lado do hotel (SANA Metropolitan). 
Diário de Viagem - dia 1 : Lisboa, Portugal - conhecendo a cidade
entrada com castanhas assadas, azeitonas e vinho da casa

Diário de Viagem - dia 1 : Lisboa, Portugal - conhecendo a cidade

A entrada é servida com deliciosos pães e, como era o dia de San Martin, uma porção de castanhas portuguesas cozidas também foram servidas. O prato principal foi a costela de novilho, e pedi a sobremesa de cheesecake, como sugestão da casa.
Diário de Viagem - dia 1 : Lisboa, Portugal - conhecendo a cidade

Diário de Viagem - dia 1 : Lisboa, Portugal - conhecendo a cidade
Todas as porções foram incríveis e deliciosas.
Não deixamos de pedir o vinho da casa, que foi o Santa Maria, tinto seco maravilhoso (3,75 euros).
Continuamos a nossa descoberta andando pelas lindas ruas: observe que elas tem este mesmo estilo de calçada de pedras:


Diário de Viagem - dia 1 : Lisboa, Portugal - conhecendo a cidade

E provei o delicioso, maravihoso pastel de Belém, que você encontra em várias lanchonetes e padarias como pastel de nata. Simplesmente maravilhoso!


Diário de Viagem - dia 1 : Lisboa, Portugal - conhecendo a cidade

Diário de Viagem - dia 1 : Lisboa, Portugal - conhecendo a cidade

A estação é inverno, mas estava um clima ameno, por isto escolhi este look: saia de couro, camisa de seda, lenço e o sapato dourado.
Lisboa é  6ª cidade mais segura do mundo, então pude caminhar tranquilamente pelas sua belas ruas históricas.
Neste primeiro dia aproveitamos a culinária e os vinhos portugueses, mas nossa programação está bem intensa!

Está sendo uma experiência incrível!
Convido vocês a acompanharem mais detalhes da viagem no nosso instagram @modaegestao. E me contem o que estão achando!
Beijos!

Filosofia Lean Fitness- metodologia em Personal trainer

Hoje vamos mostrar um pouco  da onde foi inspirada a metodologia de treinos da Lean Fitness em prol de treinos mais motivantes e com resultados mais eficazes eliminando desperdícios de tempo e exercícios ineficazes ,não precisando assim ficar horas em uma academia, sendo as sessões de 50 minutos proposta pela Lean Fitness mais do que suficiente.

Na filosofia Lean, desperdício é tudo aquilo em um processo que não agrega valor, ou seja, não contribui para o resultado a ser entregue ao cliente.

No ramo fitness, por exemplo, podemos considerar como desperdício: o tempo mal administrado entre um exercício e outro, exercícios mal realizados, repetições de series e rotina de treinos não condizentes com o resultado buscado, disposição de aparelhos insuficientes ou com pouca variedade de opção de exercícios, alimentação desorientada ou inconsistente com o resultado que se busca com o treino e etc.

Veja abaixo uma comparação de fluxo dos processos entre a metodologia Lean Manufacturing criado pela TOYOTA e a metodologia adaptada pela Lean Fitness.

Filosofia Lean Fitness- metodologia em Personal trainer
Tudo isso pode ser eliminado simplesmente com o acompanhamento de perto por profissionais em um ambiente que potencialize todo o esforço de quem está em busca de resultado sem precisar ficar mais do que 1 hora e 3 vezes por semana submetido a pratica de exercícios físicos.


Conheça a metodologia de treinos baseada na filosofia de MÁXIMA produtividade ADAPTADA aos seus treinos pela LEAN FITNESS com o objetivo de alcançar resultados mais eficazes sem precisar de ficar horas em uma academia convencional. Quando estou em Brasília, é este treino que faço!


Acompanhe as novidades nas redes sociais curtindo a FANPAGE do Facebook e/ou Adicionando no Instagram @leanfitnessbsb.

Para solicitação de agendamento de uma aula experimental grátis no Studio de Personal Trainer  

Lean Fitness Personal Trainer em Águas Claras
Horário: Segunda a Sexta 06:00 as 22:00.
Sábado 07:00 as 17:00.
Av. das Castanheiras lotes 1310 e 1370 lj 24, Ed. Real Splendor – Águas Claras
Fone: (61) 99559-4479
@LeanFitnessBsb


Marisol e Haco são dois bons exemplos de sucessão familiar bem sucedida

Marisol e Haco são dois bons exemplos de sucessão familiar bem sucedida
Ao contrário de muitas empresas familiares que fracassaram no transcorrer das gerações, tanto a Marisol, de Jaraguá do Sul, quanto a Haco, de Blumenau, são dois bons exemplos de sucesso ao longo das décadas. Os empresários Giuliano Donini e Alberto C. Lowndes, das duas empresas respectivamente, participaram no último dia da Conferência ONDM – O Negócio da Moda com o talk-show “Brand, evolução e foco”, com a mediação de Mary Nicoliello da PWC.


Durante o bate-papo, os líderes enfatizaram que todas as empresas têm preocupação com a perpetuação da marca, mas, principalmente, as familiares. “Os familiares estão sempre preocupados em deixar o seu legado para os sucessores. Eles sabem que ninguém dura para sempre, mas que a marca pode ter longevidade, desde que alimentada de forma correta”, avalia Donini.

Ambos os empresários afirmaram que o valor de uma marca tem muito a ver com os princípios dos familiares da organização. Tanto Donini quanto Lowndes enfatizam que seus antecessores sempre passaram que a empresa deveria ser justa, sustentável e contribuir com a sociedade onde está inserida, além de seguir valores éticos e princípios que nem sempre são respeitados pela concorrência. Adotar esses valores, na maioria das vezes, representa um valor mais alto nos preços das mercadorias. “Infelizmente, atualmente, 46% das roupas que são comercializadas no Brasil têm alguma informalidade, seja na nota fiscal ou nas obrigações sociais. E a informalidade ainda está muito presente no nosso segmento. Tudo isso acaba representando uma concorrência desleal. Mas, nós preferimos manter os nossos princípios e buscar inovações para driblar a crise”, diz Donini. Um exemplo da concorrência desleal são os mais de US$ 460 milhões em mercadorias têxteis chinesas que entram todos os anos no Brasil.

Para Lowndes não se pode ir contra o legado da família, que preza princípios éticos norteando as decisões de gestão. “Torna-se mais difícil competir com o mercado e é aí que entram os novos produtos. Temos que ter um diferencial e estar sempre investindo na marca”, afirma.

Há uns 15 anos, com a quebradeira de diversas empresas familiares e, a conseqüente entrega do controle para profissionais de mercado, esse tipo de gestão não era bem-vista. Porém, há uns cinco anos, com a volta de muitos líderes que já haviam se afastado do controle familiar, o mercado começou a receber bem a novidade. Além disso, as empresas familiares fizeram a lição de casa e investiram em assessorias profissionais para preparar a sucessão familiar.

Mesmo assim, os dados ainda são impactantes. Apenas 3% das empresas familiares chegam a quarta geração. “O negócio pode ser sustentável ou não. Tudo depende da família”, avalia Donini. Os especialistas comprovam que é possível ter uma sucessão familiar bem-sucedida, desde que sejam estabelecidos parâmetros bem claros de como será a sucessão dos herdeiros bem cedo. Normas, rituais e disciplina são fundamentais. É necessário aprender a gerenciar conflitos que, se não forem bem administrados, podem gerar rupturas dolorosas na família. Por isso, muitas empresas de médio e grande porte desaparecem na primeira, segunda ou terceira geração. “O que não aconteceu com os dois palestrantes do ONDM, em que Marisol e Haco estão firmes no mercado e com a marca consolidada”, declara o organizador do evento, Ivan Jasper.

Informações sobre o ONDM: WWW.ondm.com.br