fonte da imagem: jornal do empreendedor |
As inserções da prática do networking nas redes sociais contribuem muito para uma organização em suas ações de comunicação, publicidade e fortalecimento da marca na cabeça do consumidor devido ao baixo custo, maior acessibilidade a novos clientes e grande agilidade.
Este assunto é algo que eu queria abordar há algum tempo por perceber que, na grande maioria das conversas com empresas parceiras, amigos e clientes, tocamos no assunto de redes sociais para o trabalho e a cada dia tudo se altera rapidamente.
Entretanto, para que se colham resultados eficientes, a empresa deve estabelecer um planejamento de suas ações. Em uma reportagem no site conversion, Rafael Medeiros define algumas etapas importantes para as organizações garantirem suas influências nas redes sociais. É o que buscamos todos os dias: relevância de conteúdo e coerência com a nossa imagem. Siga as dicas!
- Definir o público-alvo: sexo, cidade, classe social, interesses.
- Descobrir a melhor forma de se relacionar com o seu público alvo – quais dias e horários, qual tipo de mensagem.
- Falar e escutar o seu cliente – isso ajuda a fidelizar o cliente.
- Publicar conteúdo relevante para as pessoas – não é eficaz somente publicar todos os dias um produto que você vende.
- É necessário falar com as pessoas de pontos relacionados com a sua empresa e aquilo que eles gostam.
- O conteúdo deve ser conciso e significativo – não adianta um texto de 20 linhas para publicar no Facebook. Comunique a ideia central em poucas linhas.
- Colocar o conteúdo dentro da Rede Social – isso vai aumentar as possibilidades de interação e as pessoas vão clicar mais vezes em curtir/tweet/+1.
- Links do blog institucional nas Redes sociais – também inclua botões curtir/tweet/+1 na página do seu blog.
- Estar atento às interações – você vai perceber a linguagem e os temas preferidos pelos seus diferentes clientes, permitindo compreender melhor o perfil dos grupos de clientes.
- Estabeleça uma linha de publicação semestral – defina o que deve ser publicado ao longo do semestre e programe os posts do mês.
- Revise periodicamente a sua linha editorial.
- Crie anúncios para públicos específicos – você pode definir quem vai ver o seu anúncio especificando faixa etária, sexo, cidade, interesses.
Apesar de proporcionar diversos benefícios às organizações, deve-se estar atento pois, como a internet é um canal onde as informações fluem com grande rapidez, uma má colocação de opiniões (não se deixe levar pelas opiniões políticas - lembre-se que o seu cliente pode pensar diferente e parar de te seguir), falta de planejamento, incoerência nas publicações de informações podem comprometer a imagem da empresa. Esta deve estar atenta, monitorando suas ações constantemente, tanto para os clientes internos, externos e parceiros aprimorando assim a possibilidade de realizar feedbacks, como recursos para o controle de ações em suas interações visando à coerência da imagem da organização.
Dessa forma, percebe-se que o uso da prática do networking nas redes sociais pelas empresas pode contribuir muito para as organizações desde que este seja feito de modo planejado e com os devidos cuidados para com a imagem da empresa e seus clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale