É preciso falar: A disciplina para a realização do seu sonho

12 de abr. de 2016

A disciplina para a realização do seu sonho



O sonho de empreender pode parecer fácil para quem olha de fora, mas, na verdade, é duro, cheio de obstáculos e também muito, mas muito corrido. 

Tempo de leitura: 2:50






Inspirado num post que vi no Linkedin, e lembrando que muitos me perguntam sobre como organizo minha rotina corporativa com minha vida pessoal resolvi escrever estes tópicos para, quem sabe, lembrar que tudo pode dar certo (e dá!) e te lembrar que você também consegue... 
Nesta vida, tudo é muito dinâmico. Mas é feito com amor, e acredito que por isso mesmo dá certo, muito certo.

Para conseguir dar conta de tudo, busquei algumas formas de me organizar e aumentar a minha produtividade e qualidade no trabalho.

Vou contar algumas delas para vocês:

1. Dias temáticos: Cada dia da semana é dedicado a um tema para o blog. Afinal, é por ele que trabalho e através dele faço minha agenda. Por mais que eu tenha uma série de atividades variadas, sei que a segunda-feira, por exemplo, me programo com os banners para o meu site e faço a programação para o meu instagram de negócios @modaegestao

Na terça, costumo me voltar para a escrita: duas colunas para o meu site e uma para o AVA-Amanhã vou Assim; na quarta o foco é limpar caixa de e-mails e responder todos os que não são urgentes, atualizar a lista de e-mails (através dos cartões que recebo em network), estudar e planejar todos os clientes de life coach e consultoria; na quinta foco no e-mail marketing e sexta fotos para o blog (parte operacional, separando os looks e acessórios ou maquiagens e fotografando com um fotógrafo profissional ou eu mesma). Dessa forma, consigo criar um padrão, manter minha mente ativa em um determinado assunto e me comunicar de forma mais eficiente.

2. Tecnologia: Gosto de trazer para o meu dia a dia uma série de ferramentas digitais que possam me ajudar. No WhatsApp, por exemplo, todos os grupos estão silenciados, mas entro em média 2 vezes por período para me manter atualizada. Muitas vezes, devido a correria, não consigo parar para escrever um e-mail ou enviar uma mensagem de texto. Dessa forma, uso o aplicativo Evernote que salva o que escrevo e posso usar também no computador. 

3. Conectividade: Um líder precisa estar conectado com o mundo e com tudo que acontece. Mas é muito difícil conseguir ler todos os artigos, ebooks e papers que recebemos diariamente. A dica é copiar e colar para o seu evernote ou bloco de notas o link. Tenho vários ebooks no aplicativo Readdle Docs para qualquer momento em que eu esteja ociosa (como em filas, ou aguardando consultas). Na academia, uso o aplicativo Podcast, que são arquivos em áudio. Lá, acompanho os podcasts do Geração de Valor, 8Ps do Marketing Digital, Anatex (sobre redes sociais), Apreenda.com, CoachCast, Bel Pesce, Murilo Gun, NerdCast e para descontrair e relaxar o Pegadinhas do Mução (meus conterrâneos, de piadas).

4. Ideia: A cabeça de um empreendedor borbulha de novas ideias. Para conseguir mantê-las frescas, ando com um Moleskine ou caderninho para todos os lugares, além de usar o Evernote. Dica: anote sempre que tiver uma ideia, não deixe para depois!

5. Planejamento: Dentre todos esses compromissos que tenho diariamente, um dos maiores desafios é entender que preciso estar disponível em qualquer lugar do mundo (eu já sei o meu foco e objetivo de trabalho – você sabe qual é o seu?). Portanto, procuro ter uma visão do que vou fazer na próxima semana. Às vezes é bem complicado, mas é dessa forma que consigo me preparar com antecedência para os compromissos. Listo tudo no domingo ou na segunda bem cedo.

6. Informação: Para me manter atualizada sobre temas relacionados ao meu trabalho e blog, marquei o Google Alerts no Google, para receber alertas de acordo com cada tema. Também selecionei no Facebook “Ver primeiro” as páginas que mais gosto, como Forbes, Folha de SP, The New York Times, Revista PEGN, entre outros. Costumo assistir transissões no Periscope e vídeos de TED para me inspirar a escrever os artigos.

7. Saúde e Lazer: Sim, dá tempo de cuidarmos da nossa saúde e lazer. Todos os dias eu treino aeróbico na academia e terças e quintas faço Pilates. Termino as atividades até 20:30 e gosto de ler um livro ou ver séries. No meu fechamento do primeiro trimestre de 2016, vi 5 séries completas e li 3 livros. Concluí 1 curso (Jornalismo de Moda) e estou cursando Inglês. Aos finais de semana, quase não uso as redes sociais. Somente para os posts que já tem os temas programados (e pensados) para o dia e whatsapp pessoal.


Hoje, além de ter o blog Moda e Gestão, trabalho com palestras empresariais e Life Coach, com foco em Comportamento e Imagem Pessoal. Trabalho em homeoffice, com exceção de atendimentos e consultorias que são na empresa ou no cliente, e participo de eventos das áreas em que atuo.

Como podem ver, o sonho de empreender não é fácil, mas talvez fique um pouquinho mais se você souber equilibrar todos os compromissos do dia a dia.

Todo empreendedor precisa dos seus momentos de respiro, para limpar a mente e iniciar o dia seguinte com força total. É fundamental entender que os momentos devem ser vividos de forma intensa e com qualidade. Quando estou fazendo algo, seja em casa ou no trabalho, estou ali 100%. E é isso que faz toda a diferença.
A disciplina para a realização do seu sonho
Foto: Vivi Manzur

Beijos, amores!
Dariane Vale Blog Moda e Gestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL