{Branding} Como manter a vida digital em ordem

Organização digital (fonte da imagem)
Em casa ou no trabalho, estabelecer boas estratégias de organização faz com que as atividades cotidianas aconteçam com mais fluidez, sem perda de tempo ou energia 

Atualmente, a maioria das pessoas passa boa parte do tempo online. Por isso, várias informações importantes e arquivos que acessamos todos os dias ficam armazenados em ambientes digitais. Diante do fenômeno de redes sociais, jogos, arquivos e mídias digitais, é fácil perder o controle e ficar com a “vida virtual” desorganizada. Para ajudar a colocar tudo isso em ordem, a especialista em Organização Digital Gabriela Brasil selecionou algumas dicas importantes.

Como manter a vida digital em ordem



A primeira dica da profissional é organizar as informações online. 
“Atualize seus perfis nas redes sociais, principalmente aqueles que possuem informações de trabalho. Hoje em dia as empresas pesquisam bastante o histórico de funcionários por meio dessas redes”, ensina. Outro ponto importante é manter uma lista de cadastros que você já fez e que tipo de conteúdo existe em cada rede. “Um bom aplicativo para quem tem dificuldade em gerenciar suas senhas é o 1 Password”, indica.

Manter o computador em ordem também é primordial. “Organize tudo em áreas, pastas e subpastas, de acordo com suas áreas de atuação ou projetos. Fuja do estilo “Miscelânea”. Esse tipo de pasta só serve para depósito de lixo virtual”, afirma. Arrume as fotos por eventos e opte pela temporalidade. “Por exemplo, o nome da pasta com as fotos da viagem pra San Francisco, pode ser San 2015_San Francisco. Assim quando você for buscar por 2015 vai aparecer tudo relacionado aquele ano”.

Identifique todos os arquivos corretamente. Evite usar letras maiúsculas ou acentos e opte por _ ao invés do espaço. Hoje em dia os sistemas de busca dos computadores são muito eficientes, por isso é tão importante renomear corretamente o arquivo. Isso facilita a localização dele através do sistema de busca e economiza tempo. Mantenha o seu desktop organizado, com pastas de projetos ativos e com o que mais for essencial. A área de trabalho é a primeira coisa que enxergamos ao abrir o computador, ela deve estar limpa e preparada para o trabalho.

O segredo para manter o email organizado é manter a caixa de entrada de dieta. O hábito de esvaziar a caixa todos os dias vai dar um trabalho no início, mas o costume vai ser fácil de manter depois. “Organizando você evita perder tempo olhando o mesmo email várias vezes e pensando o que fazer a respeito, evita ficar minutos procurando emails passados, começa a responder emails importantes em períodos curtos, etc”. Acesse e responda seus emails pelo menos uma vez ao dia. Use marcadores para sinalizar ações para cada um, como por exemplo: próxima ação, aguardando retorno, suporte de projetos, responder com calma.

Sobre Gabriela Brasil

Gabriela Brasil é graduada em Cinema e Mídias Digitais pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília. Atua na organização de ambientes digitais, além de prestar consultorias e cursos para organização pessoal e empresarial. Especializada em Organização Residencial e Office pela OZ, de São Paulo, ela também é certificada em Administração do Tempo pela FGV, do Rio de Janeiro. Também é parceira da empresa Oz Organize sua Vida, a frente do Curso de Organização Digital para formação de profissionais de organização. Atualmente é profissional membro da NAPO – National Association of Professional Organizers (EUA). Mora em Palo Alto, na Califórnia, de onde atende seus clientes no Brasil via web.

Super dica, não é?
Beijos!!

Conheça e Siga nossas redes sociais:

Instagram: @modaegestao
Youtube: Dariane Vale
Periscope: Dariane Vale
Snapchat: Dariane.Vale
Pinterest: Moda e Gestão
LinkedIn: Dariane Vale

Loja on line> www.darianevale.com.br