Como a parceria com blogs pode ajudar a sua empresa

18 de mar. de 2015


No final de Fevereiro o Sebrae trouxe a Brasília a querida Paula Martins pelo Encontro de Franquias, e fomos conferir um bate papo sobre "Como um blog pode ajudar a sua empresa", onde ela apresentou todos os benefícios de ter parceria com blogs. E claro que o assunto nos interessa muito, já que a nossa busca constante pelo aprendizado e crescimento faz parte do dia a dia. O sucesso de cada blog (inclusive do Moda e Gestão) é resultado também das parcerias que fazemos ao longo do caminho (afinal, já estamos há 5 anos fazendo um trabalho muito amado, com seriedade e, acima de tudo, respeito).

Como a parceria com blogs pode ajudar a sua empresa
Eu e Paula Martins

Uni algumas informações relevantes para que você, empresário, entenda como esta parceria funciona, conforme as dicas dadas pela Paula, e para que os blogueiros entendam como é estar neste mundo de bloggers que amam a moda (e outros assuntos), amam compartilhar e para que possam aperfeiçoar a cada dia o seu trabalho (este assunto também serve para mim; é um grande aprendizado!).

1. O principal papel do blog é "Ver e ser visto".
2. O que é blog? É um site pessoal que reúne posts com imagens/ vídeos, que tem atualizações diárias, datadas e organizadas cronologicamente. Um blog pessoal traz dicas autênticas aprovadas pela blogueira, com texto direcionado aos leitores e citações reais como fonte.
3. As imagens que retratam o que a (o) blogueira (o) escreve; o texto deve ser informal. Erros gramaticais dificilmente são perdoados pelos leitores.
4. De onde vem a receita do blog? Parcerias comerciais, conhecimento cultural e do mercado; presença em eventos da área; publiposts; palestras dentro do tema proposto pelo blog; editoriais, entre outros.
5. Obrigações do blogueiro: Estar antenado; ampliar os veículos de divulgação do blog (como estão suas redes sociais?); cuidar da aparência de acordo com a identidade do blog; disponibilidade de agenda para trabalhos externos e eventos; estar online sempre (disponível aos leitores).
6. Vantagens para a empresa: o blogueiro cria o look a sua maneira – o leitor reproduz o mesmo look (exercício de moda); o look escolhido pelo blog serve de inspiração (criando o desejo); a blogueira ganha uma leitora fiel que se identifica com ela ou a usa como inspiração e a marca ganha uma nova cliente
(o mundo online tem oferta para todo mundo, e esse é o segredo!).
 7. Vantagens: dentre várias, selecionamos algumas: 
  • conteúdo acessível e de fácil entendimento; 
  • alcance maior (redes sociais, network, email marketing...); 
  • exercício de troca de experiências; 
  • contato com leitores; 
  • conteúdo global; 
  • acesso de computadores, tablets, celular
  • Inspirar para algo possível

8. Vantagens para os envolvidos
  • leitores: referência de alguém real vestindo peças-desejo; truques para combinações que favorecem; total acesso à marca; compra prática; encontrar um formador de opinião com quem se identifica (o leitor geralmente segue pelo lifestyle do blogueiro- está aí a importância de escolher um blog parceiro que se identifique com a sua marca!)
  • marca: ver o seu produto sendo usado de uma maneira diferente de suas propostas; aber qual blogueira consegue trazer mais vantagens (aí entra uma criteriosa seleção!); desperta desejo em um novo grupo de consumidores; aumenta o alcance da marca através de divulgação; gera mais vendas através do desejo que a blogueira cria.

As marcas, em algum momento, devem ter o blog como parte da sua estratégia de marketing. 
Entre em contato e saiba como podemos te ajudar nas suas estratégias de crescimento através da parceria conosco. Conheça o perfil da nossa blogueira e solicite o midia kit com todos os projetos realizados pelo blog, inclusive números de seguidores e acessos (usamos o google analytcs).

Look do dia com pois

Look do dia com pois

Look do dia com pois

E a nossa dica para os blogs? Seja aspiracional, de uma maneira prática, e represente exatamente aquilo que você é. Afinal, a vida do blogueiro não se resume mais ao trabalho atrás da tela - agora o público exige uma presença maior pessoalmente - o tão falado network!. Este é o segredo!
Beijos!!! E te convido a conhecer e seguir o nosso instagram Moda & Gestão!! Ele é abastecido diariamente com muitas fotos que são a cara do blog!


3 comentários:

  1. Muito bom o post Dari!
    Bjos
    Ju Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Que legal Dariane...adorei as dicas. Todas as empresas deveriam ler esse post. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Muuuito bom o post, adorei as dicas! Não é fácil ser blogueira, mas sinceramente se fosse fácil não teria graça nenhum certo?! rs
    Um suuuper beijão,
    mihpocket.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL