Marketing olfativo: deixe sua marca

Ao entrar na loja, tudo parece conspirar a favor da compra: temperatura, cores, texturas, som ambiente... Não dá para identificar o que é, mas algo no ar atiça a vontade consumista. Este algo é um odor milimetricamente elaborado por profissionais de marketing olfativo, técnica de venda cujo objetivo é seduzir o nariz do cliente para que gaste dinheiro. 


O Marketing olfativo é o marketing que usa o olfato como meio de comunicação. O objetivo é criar associação entre marca e determinada fragrância que emocione o consumidor e o torne fiel.

A pessoa nem se dá conta de que está sendo incentivada a consumir.  Lojas trabalham com visual planejado, que inclui roupas expostas em araras para que os clientes possam tatear as peças, e com música ambiente para acalmar quem vai comprar. Isso faz com que a pessoa passe mais tempo ali, o que ajuda nas vendas. A aromatização em ambientes grandes é feita por meio de um aparelho eletrônico acoplado ao ar-condicionado, e nos menores,  por meio de pequenos aparelhos borrifadores.

O objetivo é fazer o consumidor ficar o máximo de tempo dentro da loja sem que ele perceba. Isso ajuda o vendedor a efetuar a venda com mais tranqüilidade, enquanto o cliente fica seduzido pelo cheiro. A loja deve ter clima calmo, que funcione como refúgio da confusão da rua ou do shopping. Assim, suas ações serão mais lentas e as vendas aumentarão. O marketing olfativo influencia indiretamente o consumo.

Mas, que cheiro uma boutique deve ter? A tendência das lojas de roupas é usar os mesmos odores da perfumaria fina. Cada marca tem uma história, uma filosofia - podemos dizer faz parte do mercado de luxo.

A logomarca olfativa é desenvolvida pelo mesmo processo que uma logomarca visual, levando em conta a missão, os valores, os objetivos e a história da marca, e o jeito como as lojas são decoradas. Um lugar que use muita madeira na decoração deve ter logomarca olfativa com notas amadeiradas, por exemplo. 
Dica: cheiros de comida ou de café não combinam com grife de roupa. Qualquer odor que não tenha a ver com o produto vendido não é desejável. Se a dona de uma loja de surfwear, fã de perfumes Channel, perfumar a loja com esse cheiro, vai afugentar o público-alvo. É preciso adequar o cheiro da loja ao perfil do público-alvo, e não ao gosto pessoal do dono. 


Sua loja está preparada?



Trend: Renda + Saia Lápis

Mais um look super inspirador pra finalizar este mês de festas!!!
Duas propostas sensuais: a renda e a saia lápis. 
Do escritório (com um blazer) ao happy hour, você pode ser o grande destaque do dia!!!
E os detalhes nude deixam o brilho para as peças! 

Gostaram?
Beijos e uma ótima quinta!!

Trend: peplum

Não é novidade mas irá continuar em alta!!
O peplum, com sua elegância que marca a cinturinha feminina, continua em alta, pode continuar usando sem medo de ser feliz!!!!!!
Eu gosto de usar os vestidos peplum, confesso que em mim o top não ficou legal - o que devemos usar de melhor é o espelho, não é, meninas??

Deixo esse look inspirador para hoje!!
Beijos amores!!!

Curso de Etiqueta com Silvia Seabra

Olá queridos!!
Se você quer aprender sobre Etiqueta na prática, e mora em Brasília, essa é a sua oportunidade!!!
Veja os tópicos abordados:

Silvia Seabra está há 20 anos no mercado e com um caminho percorrido em diversas áreas, sempre ligadas à capacitação de pessoas. Desenvolveu seu próprio estilo e conceito de trabalho, socializando sua sofisticação e requinte em seus cursos.
Participe!!

Vintage Fashion

A Moda é sempre renovada, e como podemos perceber em cada lançamento, ela vem com mais detalhes ricos, que remetem à atualidade. 
Fazendo umas pesquisas sobre tendências, encontrei algumas fotos de 70 e 60, peças belíssimas e clássicas. E as modelos também!!!. AMOO esse estilo, e como dá pra perceber, é uma moda bem atual, não é?

Amarelo - super trend em 2013!

Looks para trabalhar atualmente!!
 Poás!! Adoro!!
 Listras para desfilar no verão!!!

 Estampa étnica

Releituras super atuais que me faz amar mais ainda esse mundo da moda!!!

Trend: Unhas da Semana de Moda de NY

Acompanhamos algumas semanas de Moda no exterior, e, claro, nós nos inspiramos e acabamos copiando as melhores ideias e tendências de lá!!!
A Semana de Moda de NY lançou algumas tendências de unhas BAPHO, dá pra fazer quase todas, uma vez por semana, até chegar a próxima estação, o que acham? 



















Muito amor, não é?? 
Beijos amores!! Já estou escolhendo qual nail art usarei essa semana...

Boy bag: desejo feminino

Mulheres e suas paixões... Tudo bem que amamos carregar milhares de coisas na bolsa, mas não resistimos a esse charme que transforma nosso look - e até a nossa postura.
Essas bolsas lindas tem o nome inspirado pela paixão da nossa musa Chanel, o Boy Capel, refletindo o seu espírito de atitude masculina transformado em objeto de desejo feminino.
Vamos admirar!!!


















Beijos amores!!
E que venha um domingo lindo!!!