Como ser um bom chefe para sua empresa

2 de mar. de 2012

Empreendedor, gestor e chefe. Donos de pequenas empresas costumam ter que se dividir em vários para dar conta de tarefas cotidianas. Entre contas, clientes e mercadorias, boa parte dos empresários se esquece de cuidar bem da equipe. Para os especialistas, ser um bom chefe não exige muito, mas é preciso saber ouvir e estar disposto a pagar o que cada um merece.
Planejar bem a divisão de tarefas pode evitar a insatisfação e é tarefa do chefe. Distribuir bem o trabalho é uma atividade de planejamento. Mais do que isso, ele deve ser um exemplo também. O ser humano é muito sensível ao exemplo das pessoas acima dele. É preciso tomar muito cuidado com a forma como ele age.

1. Distribua bem as tarefas
Não há remédio para trabalho chato ou desinteressante. O gestor deve pensar no que vai oferecer a quem trabalha com ele e isso precisa estar em sintonia com as pessoas. Quando o trabalho é atraente, o empregado faz bem porque se sente bem. Saber considerar qual o melhor trabalho para cada pessoa da equipe e distribuir bem o trabalho é uma atividade de planejamento.
2. Não misture amizade e trabalho
Em uma empresa pequena, normalmente não é bem definida a descrição das responsabilidades e todo mundo faz um pouco de tudo. Como não há uma hierarquia rígida, amizade e autoridade se confundem. Um dos desafios é manter a autoridade e o coleguismo. A sugestão é que o empreendedor sempre tenha “braços direitos” que possam suprir sua ausência e informar sobre as atividades. Mas, cuidado, confundir amizade com chefia é perigoso. Não confunda o estreitamento da amizade com o poder de autoridade do dono.
3. Dê feedback
Se a amizade excessiva ameaça a autoridade, por outro lado, ela é bastante benéfica na hora de se comunicar. Ele tem possibilidade de diariamente ou semanalmente proporcionar o feedback.
Desenvolver a habilidade de dar e receber feedback com frequência é importante para ser um bom chefe. Só assim é possível saber como os funcionários enxergam o trabalho e o próprio negócio. Além disso, a informalidade – como não precisar marca hora ou reservar salas – facilita o entrosamento.
4. Tenha salários de mercado
Não adianta querer ser um bom chefe e fazer sua empresa um lugar legal para trabalhar se os salários estiverem fora da faixa de mercado. O candidato sabe quanto vale e a empresa precisa saber quanto oferecer para ter possibilidades de remuneração atraentes, no caso de atrair os melhores profissionais.
5. Cuide do clima
Também é tarefa do chefe ajudar a manter um clima agradável no ambiente de trabalho. As pessoas são atraídas para uma empresa pelo conteúdo e pela remuneração, mas saem geralmente pelo ambiente. Mau chefe costuma ser motivo de saída do trabalho. Por isso, o clima é um grande fator de motivação na empresa e o empreendedor pode manter as pessoas informadas para evitar fofocas e boatos que prejudicam o trabalho, por exemplo.
6. Crie oportunidades
Além de ambiente ruim, falta de oportunidade costuma afastar os bons funcionários. Criar oportunidades é importante. Se não cria, perde porque as pessoas precisam crescer e vão buscar isso em outros lugares. O chefe empreendedor não pode deixar de ser um visionário. Ele tem que mostrar visão de futuro e energia. Além de chefe, precisa de habilidades de liderança. Por isso, sirva de inspiração e provoque as pessoas a criarem e compartilharem.
Fonte: Priscila Zuini, de 

Siga nossa fanpage: www.facebook.com/modaegestao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL