A diferença é um guarda-chuva

Escrito por Rudinei Marketing Aug 27, 2010

Em 11 de maio embarquei em um vôo da TRIP em Londrina, com destino para o Rio de Janeiro. Simultaneamente, passageiros embarcavam em um vôo da TAM para Porto Alegre. Havia uma chuva fina na pista. Os passageiros da TAM recebiam um guarda-chuva vermelho para se abrigar no trajeto sala de embarque-avião. Os passageiros da TRIP recebiam nada. Senti-me um passageiro menos importante do que os da TAM e fiquei pensando: a diferença entre duas companhias aéreas que certamente investem milhões de dólares em equipamentos e segurança acaba, algumas vezes, resumindo-se a um guarda-chuva para o cliente. Imagine você o que deve representar o custo dos guarda-chuvas da TAM no orçamento da empresa, certamente algo em torno de zero vírgula vários zeros um por cento. E é a diferença. Na manhã do dia seguinte, um pouco gripado, precisei comprar passagens. Adivinhem se pensei na TRIP! Comprei dois trechos da TAM. Se chover, eu tô garantido, pensei!



Brincadeiras à parte, deixe-me refletir junto com você como é necessário para quem gerencia uma empresa gostar de pessoas. Não pense tratar-se de um pensamento babaca, destes de almanaques populares sobre gestão. Gostar de pessoas é atributo fundamental para quem gerencia uma companhia, especialmente as empresas que atuam na área de serviços. O básico, fornecer um produto ou serviço dentro das especificações do cliente a um preço compatível, todos já fazem. Agora, cuidar dos detalhes (como o do guarda-chuva) poucos têm a inspiração. Em um cliente que admiro muito, a Drogaria Rosário, no DF, o presidente, Sr. Álvaro Silveira, sempre estimulou que o pessoal das lojas buscasse com guarda-chuvas os clientes no carro para que a própria venda não fosse abalada em dias chuvosos. Enquanto outros empresários do varejo apenas se queixam da chuva, o Sr. Álvaro e seus filhos sabem da importância do guarda-chuva, afinal de contas, medicamentos, perfumaria e descontos todo mundo dá, mas um guarda-chuva, não.



Lembrei-me de uma história das muitas contadas sobre Sam Walton. Na final da década de 80, um grupo de investidores brasileiros comprou uma rede de varejo na América do Sul e solicitou para dez CEOs americanos da área uma reunião e visita nos EUA para aprender a operar melhor a nova empresa. Todos os CEOs recusaram a solicitação ou nem responderam, exceto um: Sam Walton. Quando chegaram à cidade de Sam, no Arkansas, foram recebidos pessoalmente por ele que os bombardeou nos próximos dias com perguntas sobre o varejo na América Latina e especialmente no Brasil. No final, os brasileiros perceberam que era Walton, e não eles, quem estava aprendendo. Muitos ainda não entenderam porque a Wal-Mart em 2008 encabeçava a lista da Fortune 500 com 379 bilhões de dólares de faturamento anual.



A orientação para o aprendizado e a capacidade de atender bem os clientes, cuidando dos detalhes, são atributos raros. Permita-me dizer que os investimentos e as providências básicas todas as corporações fazem e tomam, por isto a diferença pode ser a humildade de Sam Walton ou um guarda-chuva.



Paulo Ricardo Mubarack

mubarack@terra.com.br

www.mubarack.com.br

Programa de Reciclagem MAC

Querem um pretexto ecologicamente correto para comprar ótimas maquiagens?
Pois aqui vai um bem convincente, a MAC (Make-Up Art Cosmetics Inc.) tem um programa de reciclagem, onde ao devolver 6 embalagens de qualquer produto, o cliente recebe um batom de presente.
O Back to MAC Program está em funcionamento em todas as lojas aqui no Brasil, mas as trocas online só podem ser feitas no site americano.
Lá fora, empresas de diversos segmentos estão há muito tempo engajadas em questões ambientais, mas aqui no Brasil ainda falta muita conscientização para isso se tornar habitual.
Compro pela Sacks http://www.sacks.com.br/ , mas em Brasilia tem uma loja no Park Shopping, que ainda não conheço... beijinhos

Brasilia: Símbolo Nacional

Símbolo de modernidade e fruto do sonho de visionários, Brasília completa 50 anos com um choque de realidade. As formas da capital federal tentam se impor à imagem de um local marcado pela corrupção e que, apesar do ideal imaginado, hoje convive com a desigualdade social e a falta de planejamento.
Idealizada e desejada desde o século 19, Brasília levou apenas 3 anos e meio para ser construída até sua inauguração em 21 de abril de 1960.
O Plano Piloto em forma de avião trazia o que de mais recente havia do urbanismo mundial - a arborização muito presente, as Super Quadras, os prédios residenciais onde o andar térreo é obrigatoriamente aberto e de domínio público.
Ao ser construída, Brasília teve como objetivo principal, além de ocupar e povoar o Centro-Oeste do país, o de ser a sede administrativa e política do país. Mas ao tornar-se centro dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, passou a carregar o ônus de conviver com escândalos que têm origem nos gabinetes e corredores das instituições públicas.
No entanto, a população convive com estes escândalos, mas o que nos cabe: ter consciência do voto.

Segue um link bem interessante: do Museu da Corrupção.

http://www.muco.com.br/muco/home.htm

Entre e aprecie as obras de arte!?!?!?! Beijos

Looks

Adoro fotos, e como toda mulher que gosta de moda, estou sempre inovando, procurando peças que combinem comigo e com meu bolso. Pago o que realmente acho que vale a pena. Compro tanto em shoppings, em lojas conceituadas da cidade, como em feiras. Tem que ter olho clínico e boa visão do que realmente lhe cai bem, isto é, se olhar realmente no espelho. Claro que há erros e acertos, como em tudo na vida. Beijinhos!!

Etiqueta profissional

Até que ponto a escolha de um acessório pode exercer influência em uma ocasião importante da vida profissional?

A vestimenta pode, por exemplo, eliminar um candidato em uma entrevista de emprego? Segundo os especialistas, a imagem não chega a ser um fator de exclusão para conseguir um espaço no mundo do trabalho, nem um obstáculo para o crescimento numa empresa. Entretanto, uma boa apresentação pode render pontos a um profissional. Afinal, a empregabilidade não se constrói apenas com as informações objetivas presentes no currículo.

As empresas procuram pessoas cada vez mais parecidas com o seu próprio perfil. E, nessa relação, aspectos da personalidade, culturais, de postura, de idéias, têm um peso importante, e da qual a vestimenta faz parte.
Por isso o bom-senso é importante, seja em empresa pública, privada, enfim, cuide do seu visual, da sua imagem pessoal!!

Teoria de Maslow

Uma das mais importantes teorias de motivação é a conhecida teoria de Maslow, que acredita serem os desejos e as necessidades, na verdade, organizados em prioridades e hierarquias, sendo que esta hierarquização obedeceria a uma escalonagem na qual se passaria de um nível a outro mais alto, à medida que o anterior fosse satisfeito” (Gade apud Maslow, 1998,p.89).




Quando as necessidades básicas já estão supridas, o indíviduo tende a se preocupar com a necessidade seguinte. Como por exemplo: “Eu não quero uma camisa Polo, quero uma Lacoste.”
O objetivo das necessidades seria estabelecer condições de equilibrio psicológico. O indivíduo quer se sentir bem com seu corpo, e para isso motiva-se a procurar meios que o satisfaçam assegurando o bem estar desejado.  
 
“A partir da visualização de segmentos de consumidoras para o

produto, o composto publicitário e promocional deverá ser

desenvolvido, para que os estímulos da mensagem possam ser

interpretados pelos diversos grupos de consumidoras como

possuindo imagem com alto grau de identificação coerente com

sua personalidade e autoconceito” (Gade, 1998, p.99).

Será que é por esta teoria que sempre queremos mais?? Abraços!!! E mais uma vez, sejam bem vindos!!

O início...parte 2

Nesse espaço, quero mostrar que a moda não é só desfiles, coleções, estilos e looks. Por trás de toda produção, há um gerenciamento de ideias, estudos sobre o que vestir e qual a imagem que queremos passar ao próximo. E que a MODA não é fútil, nem seus amantes. Aliado a isso tudo, temos as melhores formas de inovação relacionadas à Gestão, enfim, de tudo um pouco.

O inicio...

Esse blog servirá para expressar minha admiração pelo mundo da moda, e junto à ele, trarei assuntos de Gestão. Espero que seja útil, e não só mais um do mundo fashion!! Que por aqui sejam feitas novas amizades, e que a visão do mundo seja aperfeiçoada com boas leituras e imagens... Sucesso!!